[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

No final do ano passado, o Ministério da Saúde anunciou que os municípios brasileiros deveriam adotar o prontuário eletrônico em todos os serviços de Atenção Básica, seja PEC ou software próprio.

prontuario eletronico do paciente

De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) é um repositório online onde todas as informações de saúde, clínicas e administrativas, do paciente ficam armazenadas. “PEC é uma solução gratuita, desenvolvida e disponibilizada pelo Ministério da Saúde, capaz de otimizar o fluxo de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS), além coordenar a gestão do cuidado. É nele que todas as informações clínicas dos cidadãos que são atendidos no Sistema  Único de Saúde (SUS) ficam armazenados”, explicou Vanessa Lora, técnica do Departamento de Atenção Básica (DAB).

A informatização pode trazer benefícios como: acesso rápido às informações de saúde e intervenções realizadas; melhoria na efetividade do cuidado e possível redução de custos com otimização dos recursos.

LEIA MAIS: Prontuário Eletrônico já atende a 57 milhões de pacientes no SUS

Funcionalidades
Pelo PEC, é possível buscar o Cartão Nacional de Saúde dos cidadãos atendidos pelo SUS em todo o país, organizar a agenda dos profissionais da Atenção Básica, acolher às demandas espontâneas, fazer atendimento individual e também o registro de atividades coletivas.

O sistema traz traz também odontograma digital de uso dos profissionais de saúde bucal, gestão do cuidado para acompanhamento de gestantes e crianças até 5 anos, além de integração com a plataforma para consulta da disponibilidade de medicamentos. Também é possível monitorar pacientes faltosos e realizar controle de exames pelo computador.

LEIA MAIS: Novos supercomputadores viabilizam prontuário eletrônico nacional e Cartão SUS

A plataforma eletrônica facilita o acesso à informação de cada paciente, nela é possível acompanhar o histórico de eventos de saúde, mesmo os realizados através da Coleta de Dados Simplificada (CDS). O profissional da Unidade Básica de Saúde tem acesso ao sistema por meio de computador ou tablet utilizando o navegador de internet.

Os gestores municipais podem acompanhar as atividades desenvolvidas nas unidades de saúde registradas através do  prontuário eletrônico no Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), porque ele apresenta as ações desenvolvidas pelos profissionais das equipes a partir da transmissão à base nacional. As informações coletadas a partir do aplicativo para tablets – o e-SUS AB Território – na plataforma Android utilizado pelos Agentes de Saúde nas atividades de cadastramento de indivíduos nas visitas domiciliares também ficam disponíveis.

FONTE: DAB/MS