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A importância da inteligência emocional no local de trabalho

A parte do cérebro que suporta a inteligência emocional e social é o último circuito a tornar-se anatomicamente maduro

Inteligência emocional é a capacidade de compreender e gerenciar suas emoções. As habilidades de inteligência emocional envolvidas são autoconsciência, autorregulação, motivação, empatia e habilidades sociais. Recentemente, tornou-se uma palavra da moda nos departamentos de recursos humanos em todo o mundo, mas os pesquisadores estão dizendo que é hora de a inteligência emocional ser levada a sério.

É mais do que simplesmente ter uma atitude positiva. Abraçar as nuances das emoções humanas no local de trabalho pode trazer benefícios pragmáticos, como uma melhor colaboração entre os funcionários e um local de trabalho mais feliz, de acordo com Rex Huppke. Seu argumento é que somos seres humanos todos os dias, não apenas quando saímos do escritório.

 

Como a inteligência emocional ajuda?

Em muitas áreas da psicologia, há um debate aceso sobre como o cérebro funciona, mas Daniel Goleman, um cientista comportamental de renome mundial, disse que “a parte do cérebro que suporta a inteligência emocional e social é o último circuito a tornar-se anatomicamente maduro”. e por causa da neuroplasticidade, o cérebro molda-se de acordo com experiências repetidas”. Goleman prossegue dizendo que isto deve ser ensinado de forma sistemática às crianças. “Isto foi testado em mais de 100 escolas e houve uma redução do comportamento anti-social, um aumento do comportamento pró-social e as pontuações académicas aumentaram”, continua Daniel Goleman.

É evidente então que a inteligência emocional é benéfica – tanto na sua vida pessoal como no local de trabalho.

 

Leia mais: As 09 principais soft skills que todo Avaliador deve dominar

 

Lidando com nossas próprias emoções

A tendência infeliz que tem varrido particularmente a sociedade ocidental é a incapacidade de compreender e enfrentar plenamente as emoções humanas. Tendemos a nos concentrar apenas nos sentimentos positivos, e não em todo o espectro de emoções pessoais. Essa tendência se espalhou para outras áreas da vida, inclusive no local de trabalho. Embora as emoções muitas vezes sejam deixadas de lado quando você começa a trabalhar, isso tem efeitos devastadores não apenas nas empresas, mas também nos funcionários (desde o funcionário até o CEO). Afinal, somos pessoas emocionais.

No entanto, as empresas estão a mudar e começam a oferecer horários de trabalho extensos e individuais e novos serviços (por exemplo, alguns planos de saúde incluem cobertura de saúde mental) para garantir a satisfação no trabalho e que as pessoas no trabalho sejam cuidadas. Isto inclui a contratação de psicólogos para equipas de recursos humanos: compreender da melhor forma possível a sua força de trabalho e oferecer formação útil tem resultados diretos nas relações empregado/empregador.

 

 

Como melhorar a inteligência emocional?

É claro que somos todos emocionalmente inteligentes, mas precisamos de mais tempo para nos autoavaliarmos e trabalharmos as nossas emoções. Como qualquer coisa, é preciso prática, mas mesmo pequenos passos podem fazer uma grande diferença. Assim como você exercitaria regularmente seu bíceps ou qualquer outro músculo, você precisa praticar o trabalho em suas competências para que elas melhorem.

Na verdade, quando olhamos para os líderes de algumas das empresas mais bem-sucedidas, fica claro que a maioria destes líderes têm e demonstram uma elevada inteligência emocional. É importante ter em mente que se trata de uma gama de habilidades. No geral, as mulheres tendem a ter, em média, maior empatia emocional: sentir como alguém está no momento, gerir relações entre pessoas e grupos. A visão de Goleman sobre a ligação entre inteligência emocional e liderança é que existem diferenças entre homens e mulheres neste domínio, mas à medida que as pessoas crescem, adquirem competências na área de que necessitam.

 

A inteligência emocional fez diferença no local de trabalho?

Todos os dias tomamos decisões com grande carga emocional. Sentimos que o plano A é melhor que o plano B e às vezes fazemos escolhas com base em nossas emoções ou sentimentos viscerais. Quando entendemos a origem e a origem dessas emoções, principalmente quando trabalhamos em equipe, ficamos mais sintonizados uns com os outros. Com a globalização, a inteligência emocional é mais significativa do que nunca quando as equipas são interculturais e globais, aumentando a complexidade das interações das emoções e da forma como estas são expressas. Essencialmente, a inteligência emocional no local de trabalho resume-se à compreensão, expressão e gestão, bons relacionamentos e resolução de problemas sob pressão.

Gary Yukl, um proeminente pesquisador em liderança, concorda e prossegue dizendo: “A autoconsciência torna mais fácil compreender as próprias necessidades e prováveis reações se determinados eventos ocorrerem, facilitando assim a avaliação de soluções alternativas”.

Para que a inteligência emocional seja eficaz, ela precisa começar por você mesmo. Você não pode destilar ou melhorar o bem-estar, a melhoria e o senso de identidade de outras pessoas sem primeiro entender como você opera no nível emocional. A inteligência emocional no local de trabalho é importante. O que distingue os líderes é normalmente o seu nível de inteligência emocional e são essas competências que ajudam a desenvolver um ambiente de trabalho mais eficaz e positivo.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Michael Page. The importance of emotional intelligence in the work place



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