[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Doar sangue é um importante ato de amor ao próximo, e uma única bolsa pode ajudar a salvar a vida de mais de 3 pacientes. Mas no início de cada ano, o estoque de bolsas de sangue reduz devido às férias, e a ausência dos doadores das suas respectivas cidades. Este cenário é muito parecido em todas as regiões do país, por isso os estados realizam campanhas de conscientização e pedem que as pessoas doem sangue antes de viajar.

doar sangue

A doação não leva muito tempo. Este pequeno gesto pode ajudar a manter o funcionamento dos Hemocentros, além de evitar que falte sangue para alguém que precisa. Confira a situação de alguns estados e como doar:

Alagoas

Devido à redução no número de doações no mês de dezembro, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) está convocando a população para doar sangue e garantir que o fornecimento nos próximos meses não seja prejudicado. “O ideal é que tenhamos uma média de 100 doações por dia e registramos apenas 45 doações diárias nas últimas três semanas”, explicou a assistente social do Hemoal Débora dos Anjos.

As doações de sangue podem ser feitas na sede do Hemoal Trapiche, situada na Rua Dr. Jorge de Lima, próximo ao Estádio Rei Pelé. O órgão funciona das 7h às 18h, de segunda a sexta-feira, e das 8h às 12h, durante os sábados. Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, situado no Hospital do Açúcar. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h. No interior, as doações podem ocorrer no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), na Rua Dr. Geraldo Barbosa, no centro de Arapiraca, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 18.

LEIA MAIS: Doação de sangue: métodos de coleta e testagem garantem segurança ao doador

Mato Grosso
O MT-Hemocentro precisa da ajuda da população mato-grossense para fazer a recomposição do estoque de sangue após o período de comemoração dos feriados de Natal e Ano Novo. A instituição atualmente está com o estoque abaixo de 50% do que é necessário para que não falte sangue ao Hospital Pronto Socorro Municipal de Cuiabá e Várzea Grande, Hospital Universitário Júlio Muller, Hospital São Benedito e também aos pacientes com doenças sanguíneas, atendidos pelo SUS na Instituição.

A principal demanda do Hemocentro é de doações de O+, tipo sanguíneo mais comum na população e O-, que é doador universal, ou seja, ele doa para todos os tipos sanguíneos. Entretanto, todos os tipos sanguíneos são importantes.

Único Banco de Sangue Público de Mato Grosso, o MT- hemocentro está localizado à Rua 13 de Junho, 1055, próximo ao Hospital Geral Universitário (HGU), ao lado da Igreja Internacional da Graça. As campanhas emergenciais acontecem durante toda a semana. O telefone da instituição é o 3623-0044.

LEIA MAIS: Lei cria selo “Empresa Solidária” para empresas que incentivarem doação de sangue

Piauí
Devido à periódica queda de cerca de 30% no número de doações de sangue durante os períodos férias, quando grande parte da população se ausenta da cidade, o Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado do Piauí) faz um chamamento para que as pessoas doem sangue antes de sair de férias. São aceitos todos os tipos sanguíneos.

“Durante os meses de férias, de viagens, de turismo, antes de qualquer coisa sempre pensar na solidariedade. Inúmeros piauienses precisam do nosso trabalho e é isso que nós contamos com a solidariedade de cada um para doar sangue. O seu sangue é fornecido para os 224 municípios do estado”, explica Jurandir Martins, diretor do Hemopi.

Os serviços relativos à coleta e distribuição de sangue e produtos derivados funcionam regularmente, de segunda a sábado, das 7h30 às 18h.

Instruções ao doador
Independente do estado onde você vai doar sangue, alguns cuidados precisam ser seguidos pelos doadores tanto antes, quanto na chegada ao Hemocentro, e após a doação. São eles:

  • Levar documento oficial de identidade com foto (identidade, carteira de trabalho, certificado de reservista, carteira do conselho profissional ou carteira nacional de habilitação);
  • Estar bem de saúde;
  • Ter entre 16 (dos 16 até 18 anos incompletos, apenas com consentimento formal dos responsáveis) e 69 anos;
  • Pesar mais de 50 Kg;
  • Fazer um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação;
  • Não tomar bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores;
  • Evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
  • Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas antes da doação;
  • As pessoas que exercem profissões como: pilotar avião ou helicóptero, conduzir ônibus ou caminhões de grande porte, subir em andaimes e praticam pára-quedismo ou mergulho, devem interromper estas atividades por 12 horas antes da doação;

Leia mais

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE