[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O papel da atenção primária à saúde da prevenção de doenças não transmissíveis (DNTs)

Doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, são responsáveis por 81% das vidas perdidas

O diretor da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Jarbas Barbosa, lançou hoje uma nova iniciativa chamada “Melhor atenção às DNTs: acelerando as ações na atenção primária à saúde” para ampliar o acesso aos serviços de doenças não transmissíveis (DNTs) nos sistemas de atenção primária à saúde. O lançamento ocorreu durante um evento paralelo ao 60º Conselho Diretor da OPAS, que está sendo realizado esta semana.

“Garantir que os serviços de atenção primária à saúde para tratar das DNTs sejam de alta qualidade, seguros, abrangentes, integrados, acessíveis, disponíveis e econômicos para todos deve ser nosso princípio orientador”, disse o Jarbas Barbosa.

 

Leia também: Problemas de saúde dos trabalhadores têm impacto no lucro e produtividade das empresas

“Essa iniciativa tem como objetivo acelerar a integração do gerenciamento de DNTs nos serviços de atenção primária à saúde, com base nos esforços existentes, com foco constante em atingir as pessoas em situações de vulnerabilidades, orientados pelos princípios de equidade, para que ninguém seja deixado para trás”, acrescentou.

As DNTs, principalmente doenças cardiovasculares, câncer, doenças respiratórias e diabetes, são as principais causas de morte na região das Américas, sendo responsáveis por 81% das vidas perdidas. Estima-se que 240 milhões de adultos na região vivam com pelo menos uma DNT, o que exige o acesso a um atendimento contínuo, fornecido por meio da atenção primária à saúde.

 

 

No momento, nenhum país da região está no caminho certo para atingir as nove metas globais de DNTs da Organização Mundial da Saúde até 2025, sendo que apenas 57% dos países informaram ter diretrizes para o gerenciamento de todas as quatro DNTs comuns e 26% informaram oferecer terapia medicamentosa, inclusive para o controle do diabetes, e aconselhamento para indivíduos elegíveis de alto risco, para prevenir ataques cardíacos e derrames.

Para lidar com essa situação, a iniciativa “Melhor atenção às DNTs” visa garantir as seguintes ações:

  • Fortalecer as capacidades das autoridades de saúde para planejar e implementar serviços abrangentes de DNTs na atenção primária;
  • Aumentar a capacidade dos serviços de atenção primária à saúde para oferecer serviços abrangentes de qualidade para triagem, diagnóstico, tratamento e acompanhamento das DNTs;
  • Fortalecer a coleta de dados e o monitoramento do diagnóstico, do tratamento e dos resultados dos cuidados com as DNTs.

Como parte da iniciativa, os Fundos Rotatórios Regionais da OPAS oferecerão aos Estados Membros um pacote para DNTs, para permitir que os países tenham acesso a medicamentos de alta qualidade e acessíveis para tratar diabetes, câncer, doenças cardiovasculares e doenças respiratórias crônicas, bem como testes de diagnóstico e equipamentos vitais, como dispositivos de monitoramento de glicose no sangue e dispositivos de monitoramento de pressão arterial.

O acesso aos cuidados com as doenças não transmissíveis nos sistemas de Atenção Primária à Saúde é vital, não apenas para prevenir doenças nas gerações futuras, mas também para evitar complicações e morte prematura naqueles que atualmente vivem com uma ou mais DNTs, disse o Jarbas Barbosa.

Durante a atividade, Chile, El Salvador e Jamaica apresentaram seus avanços em como incorporar as DNTs na atenção primária à saúde e em como expandir os serviços para alcançar mais pessoas.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: OPAS



Deixe um comentário