[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Reabilitação é definida como um conjunto de medidas que ajudam pessoas com deficiência ou prestes a adquirir deficiência a terem e manterem uma funcionalidade ideal na interação com seu ambiente. Entre esta medidas destacam-se as tecnologias assistivas, que quando adequadas ao usuário e seu ambiente, têm-se mostrado ferramentas poderosas para a promoção de autonomia e independência.

Disabled Rehabilitation

O termo Tecnologia Assistiva é utilizado para identificar uma gama de equipamentos, produtos, recursos e serviços utilizados para ampliar a funcionalidade de pessoas com limitações funcionais de ordem física, cognitiva ou múltiplas, promovendo sua maior independência e inclusão social.

Entre as Tecnologias Assistivas, as órteses, as próteses e os Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) constituem importantes ferramentas do processo de reabilitação, contribuindo fundamentalmente na superação de barreiras dessas pessoas. As OPM são dispositivos transitórios ou permanentes que auxiliam ou substituem as funções de um membro, órgão ou tecido, visando o desenvolvimento da maior funcionalidade possível e são adjuvantes no processo de reabilitação.

A reabilitação prevê uma abordagem interdisciplinar e o envolvimento direto de profissionais, cuidadores e familiares nos processos de cuidado. A reabilitação deve ser estabelecida a partir das necessidades de cada pessoa, considerando os fatores clínicos, emocionais, ambientais e sociais envolvidos.

Nesse sentido, é fundamental que a indicação e concessão de órteses, próteses e meios auxilares de locomoção façam parte de um programa de reabilitação com uma equipe multiprofissional devidamente habilitada. Além disso, é imprescindível que seja realizado o adequado treino e adaptação dos aparelhos utilizados,  bem como as orientações necessárias para que haja eficiência na realização de atividades de rotina diária.

No âmbito do Sistema Único de Saúde, existem serviços habilitados para realizar a concessão de OPM que são os Centros Especializados em Reabilitação, as oficinas ortopédicas e os Serviços de Reabilitação habilitados pelo Ministério da Saúde, além de serviços de reabilitação credenciados pelos gestores estaduais e municipais.

 

Conheça ainda a experiência do Caio que tem deficiência auditiva. O Blog da Saúde acompanhou de perto quando ele ouviu pela primeira vez. 

Assista o vídeo:

VIVER SEM LIMITE

O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Viver Sem Limite, instituído através do Decreto Presidencial nº 7.612/2011, se estrutura em quatros eixos, dentre estes, o eixo da Atenção à Saúde, no qual instituiu a  Rede de Cuidados à Saúde da pessoa com Deficiência – RCPCD, no âmbito do SUS, regulamentada pela Portaria GM/MS 793/2012.

Destacamos que essa política de saúde induzida pelo Plano Viver Sem Limite e implementada por meio da RCPCD anuncia mudanças significativas nos modos de pensar e agir no campo do cuidado à saúde da pessoa com a deficiência, integrando de forma inédita os cuidados à saúde dessa população, nos princípios e diretrizes do SUS, por meio da integralidade e  articulação entre os serviços de saúde, garantindo ações de promoção à saúde, identificação precoce de deficiências, prevenção dos agravos, tratamento e reabilitação.

Conheça o  Observatório do Viver sem Limite.

 

pessoadef

CENTROS ESPECIALIZADOS EM REABILITAÇÃO

Criados a partir do Viver Sem Limite, os Centros Especializados em Reabilitação (CER) são pontos de atenção ambulatorial especializada em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva, constituindo-se em referência para a rede de atenção à saúde no território.

Os CER dispõem de infra-estrutura, mobiliário, equipamento e equipe multiprofissional qualificada de modo a garantir o acesso e a qualidade dos serviços de reabilitação prestados aos usuários.

Entre 2012 e 2016, o Ministério da Saúde habilitou 155 Centros Especializados em Reabilitação habilitados e aprovou 421 propostas para Construção, Reforma, Ampliação e Aquisição de Equipamentos para nos CER.

As ações de qualificação e capacitação voltadas às equipes multiprofissionais de saúde intensificadas pelo Plano Viver Sem Limite , assim como, a publicação das Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, contribuem diretamente para a qualidade do atendimento ao cidadão, na medida em que qualificam tecnicamente os profissionais de saúde em temas como: concessão de Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção; Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência e Estimulação Precoce.

Saiba mais sobre a assistência que o SUS  oferece às pessoas com deficiência.

LEIA MAIS: Ministério da Saúde lança Protocolos Clínicos para 12 doenças raras

FONTE: MINISTÉRIO DA SAÚDE