[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O gerenciamento de riscos em uma instituição é fundamental para a entrega de um serviço de qualidade que preza pela segurança do paciente, bom ambiente de trabalho e resultados satisfatórios.

O gerenciamento de riscos diz respeito à aplicação de políticas, procedimentos e práticas para comunicação, consulta, estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação, tratamento, monitoramento e revisão dos riscos oferecidos no cuidado.

 

Confira também: Enfermeiros e seu papel essencial de gerenciar riscos na assistência

 

Os 7 conceitos desta prática são:

 

  • Gestão da Qualidade: o resultado atingido com o serviço era o esperado?
  • Melhoria da Qualidade: monitoramento de dados sobre o serviço a fim de aprimorá-los.
  • Plano de Melhoria da Qualidade: um documento que identifique as áreas que exigem melhorias para que os profissionais possam consultar sempre e sugerir mudanças.
  • Identificação do Risco: dos possíveis eventos adversos com o cuidado e as consequências dele.
  • Gestão de Risco: monitoramento dos dados para avaliar o impacto dos riscos no resultado.
  • Notificação de Riscos: avaliação detalhada de cada risco: suas causas, impactos e modos de eliminá-los.

 

 

Gerenciar os riscos é adotar uma política institucional de prevenção e compromisso com a segurança e o bem-estar dos pacientes. Evitar erros e incidentes é benéfico para todos os envolvidos: pacientes, profissionais de saúde, organização e sociedade.

 

Aprofunde-se no tema, participando do Curso “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/


Tire suas dúvidas sobre o tema, no vídeo a seguir! Na live do dia 13/06 Aléxia Costa explicou tudo sobre Gerenciamento de Riscos em Saúde, além de responder, ao vivo, todas as dúvidas dos participantes.

 

Referências:

Runciman B, Merry A and Walton M. Safety and ethics in healthcare: a guide to getting it right. Aldershot UK; Ashgate Publishing Limited; 2007.

Shaw CD and ISQua toolkit working group. Toolkit for accreditation programs: Some issues in the design and redesign of external health care assessment and improvement systems. Melbourne VIC; ISQua; 2004.

AS/NZS ISO 31000—2009 Risk management — principles and guidelines.

EQuIPNational Resource. RISK MANAGEMENT & QUALITY IMPROVEMENT HANDBOOK. 2013.



Deixe um comentário