[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Grupo IBES e Saesp lançam Certificação de Serviços de Anestesiologia

Baseado nas melhores práticas internacionais, Certificação fortalece os alicerces da confiança pública nos Serviços de Anestesiologia

Grupo IBES lançará no dia 26 de abril, com o apoio da Saesp – Sociedade Paulista de Anestesiologia, a Certificação de Serviços de Anestesiologia. A publicação do Manual IBES SAESP, representa um passo significativo em direção a esse objetivo. Baseado em evidências sólidas e nas melhores práticas internacionais, buscamos orientar de maneira abrangente e prática o aprimoramento dos processos dentro dos Grupos e Serviços de anestesiologia.

“Abordamos, neste Manual, desde a preparação pré-operatória até o cuidado pós-operatório, cada aspecto da prática anestésica, segurança do paciente e qualidade são tratados de maneira minuciosa.”, afirma a Profa. Maria José Carvalho Carmona, Presidente da SAESP.

 

Leia mais: A Evolução da Segurança em Anestesiologia

 

Segundo ela, a Certificação fortalece os alicerces da confiança pública na medicina e nos Serviços de Anestesiologia. “É com esse espírito de dedicação e responsabilidade que convido profissionais e instituições relacionados à anestesiologia a abraçarem este Manual como um guia basal na jornada rumo à Certificação”, afirma.

De acordo com Alexia Costa, Diretora Cientifica do Grupo IBES, “a certificação visa solucionar erros, equívocos e falhas de sistema que podem ocorrer nos serviços de anestesiologia, bem como em outras áreas da saúde. Morte ou danos cerebrais ainda ocorrem por hipoxemia após intubação esofágica, ou por outros eventos facilmente detectáveis e corrigíveis, mesmo quando tecnologias modernas de monitoramento estão em vigor”.

 

 

Além disso, Alexia ressalta que há uma assimetria entre os serviços de anestesiologia no país, referente a fatores tais como utilização de recursos, pessoal capacitado, padrões de cuidados, cultura de segurança e trabalho em equipe. “Infelizmente, no Brasil, muitos serviços de anestesiologia ainda não tiveram contato com as melhores práticas, ou não tiveram a adesão necessária às mesmas. Sabendo disso, o Grupo IBES e a Saesp se uniram para estabelecer quais são as melhores práticas a serem preconizadas por tais serviços, traduzindo-as em Padrões e Requisitos do Manual de Certificação”.

Para Vivian, Diretora Executiva do Grupo IBES, “Os serviços de anestesiologia que se propõem a adotar os requisitos previstos no manual de Certificação, seguramente atingirá resultados superiores aos já publicados no Brasil. No entanto, mais do que isso, terá a oportunidade de adotar padrões que facilitam a gestão, a otimização na aquisição de insumos e tecnologias, a correta indicação dos procedimentos, a redução de eventos adversos e o reconhecimento por um organismo isento, uma vez que o IBES é uma instituição acreditadora homologada pela ANS e acreditada internacionalmente pela ISQua”, ressalta.

 

COPA 2024

A solução Certificação de Serviços de Anestesiologia será lançada oficialmente para o mercado ainda em abril, no Congresso Paulista de Anestesiologia (COPA 2024), que ocorrera entre os dias 25 e 28 de abril.

Para o Dr Gustavo Felloni Tsuha, Anestesiologista e membro do Núcleo de Qualidade e Segurança da Saesp, que participou do Comitê Científico que elaborou o Manual, “A qualidade técnica dos Padrões e Requisitos, assim como a participação de tantos colegas e de uma equipe multidisciplinar robusta no Comitê de Validação, são diferenciais da Certificação”.

“Esse certificado está alinhado às estratégias de segurança do paciente e melhoria contínua dos processos anestésicos, baseado nas melhores evidências cientificas disponíveis”, afirma a Dra. Regiane Xavier Dias, Coordenadora do Núcleo de Qualidade e Segurança da Saesp.

 

Fonte da imagem: Envato



Deixe um comentário