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Quem se beneficia com a Acreditação de um serviço ou organização de saúde?

A Acreditação é um método de assegurar a qualidade. A Acreditação requer o estabelecimento de padrões e a criação de um processo robusto e confiável para avaliá-los. A Acreditação oferece diferentes vantagens para diferentes grupos, por exemplo, garantia de qualidade para as organizações prestadoras de serviço ou organização s de saúde, confiança e escolha para os pacientes e um caminho de melhoria de qualidade para os profissionais que atuam em organizações acreditadas.

Pacientes – confiança, escolha e influência

A Acreditação do serviço ou organização deixará claro para os pacientes o que eles devem esperar. Além disso, eles devem ter certeza de que um serviço ou organização Acreditado atende aos padrões atuais de atendimento. Quando apropriado, eles podem optar por acessar apenas serviço ou organização Acreditado e, se exercerem sua escolha dessa forma, haverá uma alavanca adicional para as organizações garantirem que seus serviços ou organizações sejam Acreditados.

Se os pacientes estiverem cientes do que esperar de um serviço ou organização, eles poderão levantar preocupações se um serviço ou organização Acreditado estiver abaixo dos padrões – com o próprio serviço ou organização, os conselhos de classe ou de saúde, o organismo de Acreditação ou outros, incluindo o regulador ou autoridade responsável pelo serviço ou organização.

Leia mais: Entenda a diferença entre Certificação e Acreditação

Profissionais de saúde – melhoria do serviço ou organização, alavancagem e reconhecimento

A experiência dos esquemas de Acreditação atuais, particularmente a Acreditação de serviço ou organização s de endoscopia, indica que a Acreditação fornece aos líderes de serviço ou organização um mapa claro sobre como melhorar, diminuir retrabalho, trabalhar sem desperdícios e com maior eficiência.

Serviço ou Organização Acreditado

Atualmente, a maioria dos Conselhos administrativos de hospitais e organizações de saúde não possui um método confiável para garantir que seus serviços estejam fornecendo padrões adequados de atendimento, a menos que haja indicadores de qualidade claros com os quais possam comparar seus serviços (por exemplo, taxas de infecção por Staphylococcus aureus resistente à meticilina ou taxas de mortalidade em 30 dias para cirurgia). Embora existam muitos indicadores de qualidade, há benchmarking confiável para apenas uma pequena proporção deles. Há muitos aspectos do cuidado que não podem ser quantificados e há variações significativas no contexto e na combinação de casos que tornam o benchmarking não confiável.

Operadoras de Saúde: credenciar serviços de alto valor

O princípio do credenciamento/comissionamento está mudando de pagamento por atividade para comissionamento com base em resultados clínicos e padrões de qualidade. A acreditação oferece a perspectiva de fornecer garantia de qualidade centrada no paciente, o que exigirá automaticamente uma perspectiva mais ampla da economia da saúde e além. Tem a capacidade de alcançar uma colaboração mais efetiva dentro e entre as agências de saúde e outras, com um foco mais forte em medidas preventivas, autocuidado e cuidado na comunidade. Assim, a acreditação poderá melhorar a relação custo-benefício.

 

Reguladores: redução de riscos

Um órgão regulador dos serviços de saúde, tal como Anvisa, ANS ou Ministério da Saúde, tem um processo sofisticado para adquirir inteligência sobre serviços e organizações e tem usado essa inteligência para direcionar inspeções mais detalhadas. A acreditação de serviço pode fornecer evidências robustas de cuidados que estão bem acima do nível mínimo exigido pela regulamentação, minimizando assim o risco de manter serviços ou organizações com falhas.

 

Organizações governamentais locais: colaboração mais eficaz

Existem interdependências importantes entre os prestadores de cuidados de saúde e as organizações governamentais locais, tais como as VISAs (Vigilâncias Sanitárias). Um melhor trabalho em equipe entre essas agências melhorará a experiência dos pacientes e de seus cuidadores. Um esquema de acreditação de serviço verdadeiramente centrado no paciente, focado em caminhos, e não em instituições, avalia a eficácia da colaboração onde isso é importante para o atendimento ao paciente.

Fonte da imagem: Freepik

 



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