Manual ONA versão 2022

Manual ONA 2022 está vigente e apresenta atualizações importantes

O novo Manual da Organização Nacional de Acreditação (ONA), edição 2022/2025, entrou em vigor no começo do mês de janeiro e apresenta mudanças bem significativas.

Mais de 100 profissionais de diversas áreas foram envolvidos na revisão e atualização do novo Manual para Organizações Prestadoras de Serviços de Saúde (OPSS).

Este grupo foi composto por um comitê executivo de representantes da ONA, pelas Instituições Acreditadoras (IACs), por avaliadores, por especialistas convidados e por membros de Sociedades de Especialidades.

Leia também: Acreditação ONA: o que é e quais seus benefícios?

O Manual ONA está evoluindo para atender às mudanças do mercado, por isso passa a incluir novos perfis de serviços de saúde nas Normas de Avaliação:

  • Serviços Laboratoriais – Anatomia Patológica
  • Telemedicina
  • Atenção Primária à Saúde – APS
  • Atendimento Pré-Hospitalar e Remoção Intra Hospitalar

E também passou a incluir mais subseções, como:

  • Telemedicina
  • Odontologia
  • Atendimento Domiciliar
  • Atendimento Oftalmológico
  • Atendimento Pré-Hospitalar e Remoção Hospitalar
  • Atenção Primária à Saúde (APS)

A quantidade de requisitos repetidos ou parecidos foi evidenciada nos resultados de pesquisas, sendo um dos tópicos discutidos com o Comitê Executivo e grupos de trabalho para que se evite a prática.

A intenção é disponibilizar um Manual de Acreditação ONA que possa ser aplicado às Organizações, independente da sua natureza, serviço prestado, sua complexidade ou porte.

Outro ponto que foi colocado em questão refere-se às regras para avaliação remota, pois não estão no Manual de Acreditação ONA, mas são descritas nas Normas Orientadoras.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) também foi considerada numa subseção específica sobre Gestão da Informação por meio da Política de Segurança da Informação, que precisa ser desdobrada em todas as outras subseções.

Esses elementos são mudanças significativas que impactarão os processos de Acreditação e Recertificação das Organizações, sendo necessário que todos os profissionais e gestores envolvidos saibam o que será exigido, antecipadamente, para poderem se adequar às novas exigências.

Neste sentido, o Grupo IBES está disponibilizando uma forma de capacitação acelerada sobre as principais atualizações ocorridas no Manual 2022 por meio do Curso de Atualização do Manual OPSS ONA Versão 2022.

Este curso ocorrerá no dia 29 de janeiro, de forma online e ao vivo. Como as vagas são limitadas, confira a programação e garanta a sua inscrição clicando aqui!

Fonte da imagem: Freepik



Deixe uma resposta