Acreditação ONA: o que é e quais seus benefícios?

Acreditação ONA: o que é e quais seus benefícios?

No momento em que um hospital, serviço de diagnóstico por imagem, laboratório ou outra organização do setor de saúde conquista a acreditação ONA, a instituição comprova que adota um padrão de qualidade e segurança em seus processos.

Com isso, ela consegue melhorar sua credibilidade para o mercado, para os profissionais de saúde e também para os pacientes.

Alguns dos principais objetivos do planejamento estratégico das instituições ligadas à saúde é a melhoria da qualidade do serviço prestado e a garantia da segurança dos pacientes. Cabe aos gestores encontrar meios de alcançar essas metas e uma boa alternativa é por meio do processo de acreditação ONA.

Leia também: Quais as principais novidades do Novo Manual ONA 2022-2025?

No entanto, antes de solicitar a avaliação para a acreditação, é importante conhecer e entender como funciona o processo, os benefícios e como preparar a organização para receber a avaliação.

Pensando nisso, voltamos a abordar esse assunto para ajudar você a compreender melhor o processo de acreditação ONA e saber qual a importância de se tornar uma organização acreditada.

A ONA é responsável pelo desenvolvimento e pela gestão dos padrões brasileiros nesses aspectos. A entidade conta com uma metodologia validada internacionalmente por meio da International Society for Quality in Health Care (ISQua), parceira da Organização Mundial de Saúde (OMS).

A Acreditação serve para avaliar e certificar a qualidade dos processos de locais que prestam assistência à saúde, tendo como objetivo a melhoria contínua desses serviços. Ela segue três princípios:

  • voluntário: a entidade de saúde é que demonstra o interesse em ser avaliada;
  • periódico: é realizada a avaliação inicial para a acreditação e também durante o tempo de validade do certificado;
  • confidencial: os dados coletados nos serviços de saúde durante o processo de avaliação não são divulgados.

Ter o certificado de acreditação ONA traz uma série de benefícios tanto para a organização de saúde solicitante quanto para seus colaboradores e clientes. Entre os benefícios, destacam-se:

  • maior visibilidade no mercado: a acreditação atesta e garante a qualidade do serviço de saúde, aumentando o reconhecimento, a participação e a competitividade da organização frente ao mercado;
  • melhoria do gerenciamento da unidade: influencia diretamente na gestão da organização, aumentando o controle das atividades e o compromisso com os resultados, reduzindo os erros, custos e retrabalhos;
  • integração e otimização dos processos: a metodologia ONA facilita a gestão de processos, melhorando o controle e o fluxo de informações entre os setores e atividades da instituição;

O Grupo IBES forma avaliadores baseando-se nas normas do Sistema Brasileiro de Acreditação e no Manual Brasileiro de Acreditação. Cada avaliação poderá resultar na certificação de um dos três níveis de acreditação ONA: nível 1 – Acreditado, Nível 2 – Acreditado Pleno e Nível 3 – Acreditado com Excelência.

O foco principal do Nível 1 é a segurança do paciente, já no Nível 2 a proposta é assegurar uma integração entre processos e diferentes áreas e no Nível 3 é promover estratégias que conduzam à melhoria contínua.

Agora que você já aprendeu sobre o processo de acreditação ONA, já pode começar a preparar a sua organização para solicitar a certificação e se você já tem um selo de certificação precisa estar atento ao Manual OPSS ONA Versão 2022, que possui mudanças significativas em relação a sua versão anterior.

Gostou do conteúdo e quer conhecer mais sobre o assunto? Clique aqui e saiba mais sobre Acreditação ONA e o Curso de Atualização do Manual OPSS ONA Versão 2022.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: ONA



Deixe uma resposta