Expectativas e ansiedades do paciente na consulta médica

Um estudo publicado em 2018 pela Patient Experience Journal, pesquisou sobre a experiência clínica do paciente para entender quais são as suas expectativas e ansiedades sobre o atendimento.

Os participantes foram separados em três grupos de acordo com a forma que relataram suas histórias:

 

  • Interação positiva
  • Interação negativa
  • Interação indiferente: relatos curtos sem impactos emocionais

 

Nas interações positivas foram citados os seguintes benefícios:

  • Respeito mútuo
  • Confiança
  • Amizade/parceria

Saiba mais em: Paciente engajado na Segurança: fatores facilitadores e limitantes

Já nas interações negativas (que engloba a maior parte dos relatos), foram apontados:

  • Frustração
  • Tratamento ofensivo
  • Traumas

Estas consultas negativas despertaram ansiedade nos pacientes, sendo os quatro principais motivos para este quadro:

 

  • “O encontro como um ritual: um gerenciamento conveniente, mas alarmante”: profissionais indiferentes e muitos mecanismos burocráticos envolvidos.
  • “Sozinhos na luta para se curarem: ansiedade não compartilhada”: profissionais que não fazem contato visual e apenas seguem protocolos.
  • “Preocupações com o tempo”: tempo limitado diante da agenda lotada dos médicos que os leva a não tirar dúvidas por medo de incomodar.
  • “Pagar pela garantia: mudar para instituições privadas”: causam a mesma frustração.

 

 

Estas condições fazem com que o paciente se autocensure e esconda suas emoções. Assim, eles se estressam pois não sentem que participam nas decisões sobre seu cuidado.

Esse estudo mais uma vez reforça a necessidade do Cuidado Centrado no Paciente, o qual aplica as principais expectativas dos pacientes em relação ao atendimento citadas no artigo:

  • Coletividade
  • Diálogo
  • Conforto
  • Auxílio
  • Empatia
  • Sensibilidade

 

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Referência:

Daniella Arieli; Batya Tamir. Patients’ stories of encounters with doctors: Expectations and anxieties. 2018.



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