[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Novo-rol-procedimentosA nova cobertura mínima obrigatória dos planos de saúde entrará em vigor no mês de janeiro de 2018. Estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Resolução Normativa inclui a atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde.
Serão incluídos 18 novos procedimentos de diferentes especialidades e a ampliação de cobertura para outros sete procedimentos.
A nova lista de cobertura passa a valer a partir do dia 2 de janeiro e atenderá 42,5 milhões de beneficiários que possuem planos de assistência médica e 22,6 milhões com planos exclusivamente odontológicos. O Rol é obrigatório para todos os planos de saúde contratados a partir da entrada em vigor da Lei nº 9.656/98, os chamados planos novos, ou aqueles que foram adaptados à lei.

Confira os principais procedimentos incorporados no Rol

Tabela Rol de procedimentos
 

A REVISÃO DO ROL

A revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde faz parte de um processo contínuo e periódico realizado pela ANS. O normativo que atualiza a lista de coberturas foi elaborado após extensa discussão realizada no âmbito do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (Cosaúde), composto por representantes do governo, do setor de saúde suplementar e de órgãos de defesa do consumidor e depois passou por consulta pública para manifestação de toda a sociedade.
“As revisões periódicas são antecedidas por amplos debates com representantes de todo o setor. Entre novembro de 2016 e março de 2017, realizamos 15 reuniões para discutir o assunto”, informa a diretora. Até o final do ano, a ANS formará um Grupo Técnico específico para propor melhorias na revisão do Rol. A ideia é discutir e aperfeiçoar o processo de incorporação para que se torne ainda mais qualificado e adequado ao cenário do país, especialmente no contexto do rápido envelhecimento populacional e custos crescentes relacionados à saúde.
As considerações técnicas a respeito de cada uma das propostas estão disponíveis no portal da ANS. Confira aqui.
Fonte: Site Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)