[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

“Esta notícia é baseada na informação do site do Cofen (http://www.cofen.gov.br/cofen-debate-no-senado-aposentadoria-especial-a-profissionais-de-enfermagem_53416.html).”

Os riscos que envolvem a profissão é o principal argumento do Projeto de Lei do Senado

aposentadoria enfermagemNesta segunda-feira (10/07), integrantes do Cofen participaram de audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), no Senado Federal, sobre a aposentadoria especial para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de Enfermagem.

O principal argumento da sugestão, que foi transformada no Projeto de Lei do Senado (PLS) 349/2016, é o risco físico e biológico inerente à profissão.

O debate sobre o tema no Senado completou um ano em junho e estabelece uma contribuição mínima de 25 anos para a aposentadoria, além de conceder a aposentadoria especial em renda mensal equivalente a 100% do salário de benefício. Para garantir o direito, o enfermeiro precisará comprovar o exercício da atividade  por meio de cópia da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), e demais documentos relacionados.

O projeto, anteriormente voltado apenas para os enfermeiros, foi ampliado para os profissionais de nível médio a pedido do Cofen e do Fórum Nacional de Enfermagem. O PLS já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) em maio deste ano e está pronto para ser votado em Plenário.

 

Também participaram do debate representantes do Fórum Nacional de Enfermagem, do Ministério Público do Trabalho, da Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outros.

 

Notícias relacionadas
Especialidades de Enfermagem deve ser dividida em três áreas
Como distrações e interrupções afetam a segurança do paciente? – Por Alexia Costa
Os hospitais estão aderindo ao Protocolo Nacional de Segurança do Paciente?
Dez lotes de medicamento para Hipertensão são suspensos pela ANVISA

 

bannerv3-Capacitação-em-experienciadopaciente