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5 recomendações para líderes transformarem suas organizações através da cultura da melhoria

Qualquer abordagem desse tipo deve começar com um foco na cultura. A melhoria sustentada acontece quando os funcionários têm espaço para compartilhar ideias e aprender uns com os outros, e quando se sentem encorajados e apoiados pelos colegas e líderes para testar novas ideias.

Os líderes também desempenham um papel crítico. Eles precisam colocar a melhoria no centro de sua estratégia e sinalizar seu compromisso de longo prazo para impulsionar a mudança em toda a organização, e estar dispostos a investir no desenvolvimento das capacidades de melhoria necessárias.

Além disso, os líderes e gerentes precisam ser qualificados para selecionar, alinhar e orquestrar os vários elementos de um programa de melhoria e garantir que eles constituam um empreendimento claro e coerente que todos os funcionários compreendam e apoiem.

Uma compreensão diferenciada no nível de liderança de como a mudança acontece em sistemas complexos também é vital: isso ajuda os líderes a determinar quando liderar, quando envolver os outros e quando apoiar os outros para resolver problemas, em vez de resolvê-los eles mesmos.

O forte compromisso da liderança com a melhoria precisa ser complementado por esforços para fortalecer a capacidade dos médicos, profissionais de saúde e gerentes de liderar a mudança. A presença de médicos em cargos de liderança e gestão tem sido consistentemente associada a um melhor desempenho hospitalar. Enquanto isso, os gerentes de nível médio têm demonstrado desempenhar um papel crítico na criação de condições para que a melhoria floresça nas organizações de saúde. Há espaço para melhorias significativas na maneira como médicos e profissionais são preparados, treinados e apoiados para funções de gerenciamento e liderança.

Leia também: Qual é o papel da média liderança na implementação de inovação em saúde?

Alguns órgãos nacionais na Inglaterra estão examinando o apoio que as organizações precisam para desenvolver a cultura e a capacidade de melhorar continuamente a qualidade, e estipularam cinco recomendações para líderes:

1. As iniciativas de melhoria e inovação em nível organizacional, sistêmico e nacional devem fazer parte de uma estratégia de transformação integrada e de uma agenda de entrega.

Adotar uma abordagem integrada, que reúna a inovação de uma organização ou sistema, melhoria de qualidade, transformação digital e desenvolvimento organizacional sob o mesmo guarda-chuva, ajudaria a mitigar esse risco. E isso também importa em nível nacional: os órgãos nacionais devem garantir que as prioridades de melhoria orientadas centralmente e o apoio a organizações e sistemas estejam alinhados e façam parte de uma agenda de transformação integrada.

2. As iniciativas de transformação em toda a organização e no sistema devem ser precedidas por esforços para promover uma cultura em que a aprendizagem entre pares e o compartilhamento de conhecimento sejam incentivados e apoiados.

O sucesso de qualquer iniciativa de inovação ou melhoria depende da capacidade dos participantes de compartilhar ideias e conhecimentos em um clima respeitoso que estimule o aprendizado. A aprendizagem entre pares e o compartilhamento de conhecimento devem ser priorizados por organizações e sistemas e colocados no centro de suas estratégias de transformação. Isso deve ser complementado por esforços para garantir que os objetivos de toda a organização sejam claramente comunicados para que cada indivíduo entenda como pode contribuir para sua entrega.

3. Novos líderes em organizações desafiados precisam de apoio forte, visível e sustentado de parceiros locais e órgãos nacionais enquanto se estabelecem e constroem sua confiança estratégica.

A estabilidade da liderança e a constância estratégica de propósitos desempenham um papel crucial para permitir que os esforços de melhoria em toda a organização e sistema floresçam. Para dar aos novos líderes o espaço e a confiança para fazer chamadas estratégicas difíceis e quebrar o ciclo de alta rotatividade, os parceiros de organizações e sistemas precisam oferecer às suas equipes executivas apoio sustentado e garantir que as demandas que fazem deles sejam proporcionais, construtivo e alinhado. Orientação e apoio também devem ser oferecidos para ajudar organizações a construir a cultura, e a capacidade antes de embarcar em um programa de melhoria de confiança ou de todo o sistema.

4. Os gerentes de nível médio precisam estar intimamente envolvidos desde o início no planejamento e na implementação de iniciativas de transformação em toda a organização e no sistema.

Os gerentes intermediários desempenham um papel fundamental para garantir que a equipe tenha tempo, espaço e permissão para realizar treinamentos de melhoria e trabalhar em iniciativas de melhoria. Eles também podem ajudar a garantir que o trabalho de melhoria esteja alinhado com as prioridades da organização, do sistema e do nível nacional. No entanto, os gerentes de nível médio nem sempre estão intimamente envolvidos nas iniciativas de melhoria, enquanto raramente recebem treinamento e suporte sobre como liderar e apoiar a melhoria. Isso precisa mudar para que a melhoria seja incorporada e sustentada em organizações e sistemas inteiros.

5. O fortalecimento da capacidade de definição de prioridades e medição de organizações e sistemas precisa ser uma prioridade.

Organizações precisam trabalhar em colaboração para identificar a extensão da lacuna de habilidades e desenvolver uma estratégia para solucioná-la.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: The Health Foundation. Building an organisational culture of continuous improvement. Learning from the evaluation of the NHS partnership with Virginia Mason Institute. 22 September 2022.



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