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Siglário de Governança Clínica

Os profissionais de saúde desempenham papel fundamental na implementação da estrutura de Governança Clínica

A Governança Clínica foi reconhecida como um mecanismo chave para se alcançar e melhorar a segurança, a qualidade e a eficácia na prestação de cuidados de saúde.

Os profissionais de saúde desempenham um papel fundamental no apoio à implementação da estrutura de Governança Clínica.

Este documento considera conceitos de governança clínica para fornecer aos profissionais e às organizações envolvidas na prestação de serviços assistenciais, os princípios orientadores para a concepção, implementação e avaliação contínua d as diretrizes de Governança Clinica.

 

Ambiente

O ambiente físico em que os cuidados de saúde são prestados, incluindo o edifício, instalações, acessórios e serviços. O ambiente também pode incluir outros pacientes, consumidores, visitantes e a força de trabalho

 

Leia mais: Qual a diferença entre a governança clínica e a governança corporativa?

 

Abordagem centrada no paciente

Uma abordagem para projetar e fornecer assistência em que o serviço é genuinamente construído em torno das necessidades e preferências dos consumidores

 

Auditoria clínica

Caracteriza-se por um processo de melhoria da qualidade do atendimento ao paciente e os resultados através de revisão sistemática do atendimento prestado em relação a critérios explícitos.

 

Cultura

As ideias, valores e comportamentos demonstrados por líderes, gestores e funcionários de uma organização

 

Co-design (co-projetar)

Uma abordagem para o design de serviços que envolva ativamente todas as partes interessadas relevantes – incluindo consumidores, profissionais de saúde, gestores e funcionários

 

 

Consumidor

Uma pessoa que utiliza, ou poderia utilizar, serviços de saúde. Pode incluir cuidadores e/ou parentes envolvidos no cuidado de uma pessoa que recebe cuidados

 

Dados clínicos

Informações relacionadas à saúde relacionadas à saúde e aos cuidados de saúde de uma pessoa

 

Disclosure (divulgação aberta)

Comunicação transparente com os consumidores sobre incidentes que ocorrem no fornecimento de atendimento.

 

Experiência

A totalidade da interação de um consumidor com os cuidados de saúde, geralmente no contexto dos cuidados prestados por uma organização dos serviços de saúde. Reflete a percepção do consumidor sobre competência, cultura, integração e comunicação

 

Gestão de risco

Uma abordagem estruturada para identificação de um e reduzir a probabilidade ou incidência de efeitos adversos à saúde

 

Governança

As relações e responsabilidades entre a administração, o pessoal e as partes interessadas relevantes que controlam e influenciam o fornecimento de produtos e serviços dentro de uma organização

 

Governança clínica

Um componente integrado da governança corporativa das organizações de serviços de saúde. Garante que todos – desde os médicos da linha da frente até os gestores e membros do governo, como conselhos – são responsáveis perante os pacientes e a comunidade por garantir a entrega de serviços seguros, eficazes e de alta qualidade. Os sistemas de governança clínica proporcionam confiança à comunidade e à organização de saúde que existem sistemas para fornecer serviços seguros e de alta qualidade

 

Incidente

Uma ocorrência que prejudicou, ou teve potencial para prejudicar, uma pessoa (por exemplo, erros de dispensação, violação de confidencialidade, exposição a doenças infecciosas)

 

Indicador

Uma característica quantificável da saúde, geralmente usada como medida de desempenho nos cuidados de saúde

 

Literacia

Atributos de alfabetização em saúde de um indivíduo, como habilidade, conhecimento, motivação e capacidade, para ser capaz de fazer decisões e ações informadas e eficazes em relação à sua saúde

 

Melhoria contínua

Uma abordagem para melhorar processos e resultados através da resolução estruturada de problemas, participação, foco nos consumidores e colaboração

 

Quase acidente (near-miss)

Um incidente que pode ter causado danos, mas que foi evitado antes que o dano ocorresse (por exemplo, erro de dispensação identificado antes do medicamento ser fornecido ao consumidor)

 

Segurança cultural

Um compromisso de que o sistema de saúde não comprometerá os direitos, valores e valores culturais legítimos de uma pessoa.

 

Transparência

Envolve a partilha de informações sobre serviços de saúde, tais como incidentes de segurança, feedback do consumidor, e medidas de qualidade.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Clinical Governance Principles for Pharmacy Services I © Pharmaceutical Society of Australia Ltd.



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