[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Retorno seguro às aulas escolares presenciais: confira a Nota técnica da Fiocruz

Com a queda do número de casos de covid-19 e o avanço da vacinação, aos poucos, as escolas retomam suas atividades de forma 100% presencial. Pensando no cenário atual, na sexta-feira (29), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou uma nota técnica orientando sobre o que alunos, funcionários e responsáveis podem fazer para garantir um retorno seguro à sala de aula.

No documento, defendem que, antes de tudo, a decisão de continuar ou não com as aulas presenciais seja sempre revista e reconsiderada, dependendo do cenário epidemiológico da doença. “Ao mesmo tempo, em que consideramos de fundamental relevância que, no atual contexto, ocorram processos de expansão do retorno às escolas e às atividades educacionais, o processo de expansão do retorno seguro continua exigindo a implementação e avaliação de medidas de biossegurança e vigilância em saúde”, informa a FioCruz.

Leia também: Fiocruz atualiza recomendações para o retorno às atividades escolares presenciais

Dentre as recomendações feitas às instituições de ensino pelos pesquisadores da Fiocruz estão manter a ventilação em ambientes fechados, criar campanhas de incentivo à vacinação, usar máscara e criar protocolos internos, além de ações de sensibilização e adesão à imunização.

Instituições de ensino com cobertura vacinal elevada podem considerar a flexibilização, gradualmente, de alguns protocolos de segurança mais restritivos, como aumentar o número máximo de estudantes por sala de aula, reduzir o distanciamento em ambientes ventilados e reavaliar orientações sobre testagem e tempo de quarentena.

O Grupo IBES, sempre preocupado com sua segurança e visando esse cenário de COVID-19, convidamos vocês a conhecerem a Certificação em Boas Práticas Preventivas para o Enfrentamento do Coronavírus – COVID FREE.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Fiocruz



Deixe um comentário