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Proteção de Dados: construa confiança com pacientes e clientes

É provável que um paciente compartilhe informações muito pessoais com um médico que não compartilharia com outras pessoas. É fundamental para a confiança entre um paciente e seu provedor que o provedor mantenha a proteção de dados relacionadas à saúde confidenciais.

A questão da confiança ocorre no nível individual e no nível sistêmico. Os pacientes precisam ter certeza de que informações médicas, como resultados de exames ou diagnósticos, não cairão em mãos erradas. No nível sistêmico, as pessoas precisam ter certeza de que o setor de saúde está cuidando de seus melhores interesses em geral.

Se as organizações de saúde se tornassem conhecidas por revelar detalhes sobre seus pacientes, como compartilhar resultados de exames com os empregadores das pessoas ou fornecer dados às empresas farmacêuticas sobre pacientes para fins de marketing, a confiança seria corroída. As pessoas poderiam ser menos propensas a abordar os médicos e profissionais de saúde quando têm um problema de saúde. Atrasar o diagnóstico e o tratamento pode significar que uma condição dificulta de curar ou tratar. Também pode aumentar a chance de uma doença se espalhar dentro de uma comunidade.

Leia também: PROGRAMA DE ADEQUAÇÃO À LGPD

Garantir a proteção de dados do paciente também lembra as pessoas de seus direitos como seres humanos. A Declaração Universal dos Direitos Humanos das Nações Unidas afirma que todos têm direito à privacidade e que as leis devem proteger contra qualquer interferência na privacidade de uma pessoa. Manter  a proteção de dados de saúde das pessoas privados os lembra de seus direitos fundamentais como seres humanos, o que, por sua vez, ajuda a melhorar a confiança entre paciente e provedor.

LGPD

A LGPD foi aprovada para criar padrões que protegem a privacidade de informações de saúde identificáveis. Antes da LGPD não havia clareza se era ou não permitido que as informações dos pacientes fossem distribuídas a organizações que não tinham nada a ver com os cuidados médicos de um paciente ou o pagamento de tratamento médico sem autorização do paciente ou aviso dado a eles.

Antes da LGPD, uma seguradora de saúde poderia fornecer a um credor ou empregador informações de saúde do paciente, por exemplo. Um empregador poderia decidir não contratar alguém com base em seu histórico médico.
Uma organização de saúde precisa fazer sua devida diligência e trabalhar para manter os dados dos pacientes seguros e protegidos. A regra de segurança concentra-se em dados de pacientes transmitidos eletronicamente, em vez de informações compartilhadas oralmente ou em papel.

Telessaúde e outras tecnologias

As visitas de telessaúde permitem que os pacientes consultem seus médicos quando não for possível ir ao consultório. Um serviço de telessaúde pode ser na forma de uma chamada de vídeo, chamada telefônica ou mensagens de texto trocadas entre um paciente e um provedor. Embora as visitas de telessaúde possam ser convenientes para os pacientes, elas também têm o potencial de aumentar as preocupações com a privacidade, pois um ator mal-intencionado pode interceptar uma chamada de telessaúde ou ouvir a visita.

As visitas de telessaúde devem ocorrer quando o provedor e o paciente estiverem em um ambiente privado. Um provedor deve confirmar que um paciente está em um local seguro e privado antes de iniciar a chamada e verificar ao paciente se ele está em um local privado. Se a visita não puder ser realizada em um ambiente privado, o profissional deve fazer todos os esforços para limitar a divulgação potencial de informações privadas, como falar suavemente ou pedir ao paciente que se afaste dos outros.

Treinamento

Idealmente, qualquer pessoa que tenha acesso aos dados sensíveis da organização deve ter uma compreensão das medidas básicas de segurança a serem tomadas para manter os dados seguros e minimizar o risco de violação. Algumas áreas de treinamento para focar incluem:

  • Criar senhas fortes
  • Proteger dispositivos móveis pessoais e relacionados ao trabalho
  • Identificação de golpes, incluindo golpes de phishing
  • Adotar medidas de segurança, como exigir autenticação multifatorial.

Além de reconhecer a importância de ensinar aos funcionários as medidas de segurança, também é essencial que sua equipe entenda os requisitos e expectativas da LGPD.

Fonte da imagem: Freepik



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