Programa Lean nas Emergências: hoje é o último dia para inscrever sua organização

Programa Lean nas Emergências: hoje é o último dia para inscrever sua organização

O que é Lean Segundo o Lean Institute, refere-se-se a um corpo de conhecimento cuja essência é a capacidade de eliminar desperdícios continuamente e resolver problemas de maneira sistemática, repensando a maneira como se lidera, gerencia e desenvolve pessoas. É através do pleno engajamento das pessoas envolvidas com o trabalho que se consegue vislumbrar oportunidades de melhoria e ganhos sustentáveis.

Toda iniciativa lean precisa estar embasada em propósitos claramente definidos e orientados à criação de valor para o cliente. A partir dessa necessidade, estabelece-se uma relação com as mudanças requeridas nos processos e na maneira como o trabalho está organizado. Para sustentar o esforço de transformação, mecanismos gerenciais precisam ser criados ou modificados e o comportamento das lideranças deve ser condizente com as novas premissas fundamentais.

Leia também: A experiência do paciente na Emergência: revisão sistemática

O prazo de inscrição para hospitais participarem do projeto Lean nas Emergências termina nesta terça-feira (8/6/2021). O objetivo do programa, do Ministério da Saúde e implementado pelo Hospital Sírio-Libanês, é:

• agilizar o atendimento dos pacientes,
• reduzir o tempo de espera e
• qualificar os serviços de emergência em todo o país

Isso se dará por meio de uma metodologia própria que inclui treinamento e qualificação dos profissionais que atuam nesses estabelecimentos. Mais de 100 hospitais já participaram do projeto com resultados positivos em todo o Brasil.
Entre várias frentes de atuação, o programa também reforça o apoio aos hospitais na gestão de crise provocada pela pandemia da Covid-19.

O projeto começou em agosto de 2017 em 6 instituições públicas de saúde. Até o ano passado, 102 hospitais participaram do programa. Os resultados foram positivos: houve 27% de redução no tempo médio de passagem dos pacientes pelos prontos-socorros.

Houve uma impactante redução de 21% no tempo de espera contabilizado entre o momento em que o paciente dá entrada no serviço de urgência até o primeiro atendimento médico.
A instituição de saúde interessada em participar do Lean nas Emergências, deve atender alguns pré-requisitos de elegibilidade, como:

• ser de natureza pública e/ou filantrópica,
• ter uma quantidade mínima de leitos,
• estar integrada à Rede de Urgência e Emergência do SUS e
• manter as áreas de prontos-socorros e ambulatórios de acordo com a capacidade de atendimento.

As aprovações para participação no projeto são feitas em consenso entre Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A inscrição é simples e pode ser feita em https://www.leannasemergencias.com.br/hospitais/quero-indicar-um-hospital/.

Conheça as instituições que participaram do programa

 

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde; Lean Institute

 



Deixe uma resposta