A experiência do paciente na Emergência: revisão sistemática

O departamento de Emergência pode ser o primeiro contato dos pacientes que chegam ao hospital. Por tratar de enfermos em situações mais críticas ou delicadas, é necessária máxima atenção ao cuidado prestado a eles.

As reclamações mais comuns destes pacientes são:

  • Comunicação inadequada
  • Falta de privacidade
  • Controle pobre da dor
  • Ambientes desconfortáveis

Concluiu-se, num estudo publicado pelo Research Article em 2018, que resultados satisfatórios são, largamente, consequência da experiência do paciente e não da qualidade técnica do atendimento.

Neste trabalho, destacaram-se os seguintes fatores como diretamente associados a experiência do paciente na Emergência, podendo ser aperfeiçoados e aprofundados:

  • Tempo gasto pelos médicos com os pacientes
  • Tempo de espera dos pacientes
  • Quão interessado os profissionais se mostram com as preocupações dos pacientes
  • Habilidades interpessoais
  • Fornecimento de informação/explicação
  • Aspectos culturais do cuidado
  • Gerenciamento da dor

 

Mais informações em: Cuidado Centrado no Paciente é o foco do novo Manual da Anvisa

 

Com este levantamento, percebe-se que o ponto central é a receptividade e acolhimento do paciente na Emergência. Desta forma, é fundamental que adotem estratégias para melhorar o relacionamento entre profissionais e pacientes, como:

  • Empatia, compaixão e demonstração de interesse por parte dos colaboradores
  • Formação de um movimento interdisciplinar, que contemple todos os setores e agentes de saúde (trabalhando em parceria)
  • Criação de mais pesquisas sobre a experiência dos pacientes na Emergência (para identificar problemas e criar soluções)

O paciente precisa ser tratado como ser humano: com dignidade e respeito, principalmente, em relação às suas vontades e demandas. A técnica é importante, mas sem o atendimento humanizado, ela não obtém resultados positivos.

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Referência:

Jonathan D Sonis, Emily L Aaronson, Rebecca Y Lee, etc. Emergency Department Patient Experience: A Systematic Review of the Literature. 2018.



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