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Os 4 tipos de mapas de jornada do paciente

Confira quais são os 4 tipos de mapas de jornada do paciente para identificar pontos problemáticos e lacunas no atendimento.

Ao criar um mapa de jornada do paciente, existem quatro tipos a serem considerados. Cada tipo de mapa tem uma finalidade pretendida. Você pode iniciar o mapeamento da jornada do paciente com apenas um tipo e incorporar os outros à medida que seus esforços progridem.

O mapeamento da jornada do paciente pode ajudar a organização de saúde a visualizar todas as etapas que os pacientes seguem ao longo de todo o processo de busca, recebimento e atendimento contínuo. Criar um mapa de jornada do paciente é útil para identificar pontos problemáticos e lacunas no atendimento. Mapear a jornada do paciente facilita o desenvolvimento de soluções que proporcionam uma experiência mais integrada em seu sistema de saúde.

Confira quais são os 4 tipos de mapas de jornada do paciente:

 

Leia também: O que é Experiência do Paciente?

 

1) Mapa de Estado atual

Um mapa de jornada do estado atual conta a história do que os pacientes fazem, pensam e sentem enquanto interagem com sua organização hoje. Este tipo de mapa de jornada do paciente é idealmente criado usando dados do paciente e dados observacionais. O mapa de jornada do estado atual é melhor para conduzir melhorias incrementais para aprimorar a experiência do paciente.

 

2) Mapa de Estado futuro

Um mapa de jornada do paciente do estado futuro conta a história do que você deseja que seus pacientes façam, pensem e sintam ao interagir com sua organização no futuro. Esse tipo de mapa deve capturar a jornada ideal que você gostaria de ver para seus pacientes. O mapa de jornada do estado futuro é uma ferramenta eficaz para conduzir estratégias, alinhar equipes e comunicar suas visões para novos serviços, processos e experiências.

 

3) Mapa de um Dia na vida do paciente

Um mapa diário da jornada do paciente ilustra o que seus pacientes fazem, pensam e sentem hoje, dentro de uma área específica de foco. As personas dos pacientes são particularmente úteis ao criar o dia nos mapas de vida; estes são discutidos em maior detalhe abaixo. Esse tipo de mapa da jornada do paciente destina-se a capturar o que seus pacientes vivenciam dentro e fora do sistema de saúde. Os mapas do dia na vida são valiosos para atender às necessidades não atendidas e determinar como e quando você pode envolver melhor seus pacientes.

 

4) Mapa de Plano (blueprint) de serviço

Um blueprint de serviço é um diagrama simplificado de um mapa de jornada do paciente no estado atual ou futuro. No plano de serviço, você adiciona camadas para ilustrar os sistemas de pessoas, processos, políticas e tecnologias que envolvem cada ponto de contato do paciente.

Para os mapas de jornada do paciente do estado atual, o plano de serviço pode ajudar a identificar as causas principais dos pontos problemáticos. Para o estado futuro, o plano de serviço é útil para visualizar os sistemas ou processos que podem ser implantados para dar suporte à experiência pretendida do paciente.

 

Fonte da imagem: Envato



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