[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O que faz um Farmacêutico Clínico?

O farmacêutico clínico trabalha diretamente com os médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde e pacientes, gerenciando a terapia medicamentosa para garantir que os medicamentos prescritos aos pacientes contribuam para os melhores resultados de saúde possíveis. Eles atuam em ambientes de cuidados de saúde onde têm interações frequentes e regulares com médicos e outros profissionais de saúde, contribuindo para uma melhor coordenação dos cuidados.

Tais profissionais podem atuar em muitos ambientes de atendimento direto ao paciente, incluindo centros médicos, clínicas e uma variedade de outros ambientes de saúde. Os farmacêuticos clínicos atuam em muitos ambientes de saúde, incluindo hospitais e suas clínicas ambulatoriais afiliadas, departamentos de emergência, farmácias comunitárias, consultórios médicos, clínicas, lares de idosos e organizações de assistência gerenciada.

Leia também: Medicamentos prescritos e não administrados: o impacto na Segurança do Paciente

Os farmacêuticos clínicos frequentemente recebem referenciamento para atendimento ao paciente por médicos e / ou sistemas de saúde colaboradores que lhes permitem desempenhar uma ampla gama de funções de tomada de decisão de medicamentos como parte da equipe de saúde do paciente. Tal confiança se cria com base no conhecimento comprovado do farmacêutico clínico sobre a terapia medicamentosa e sua experiência clínica. Esse conhecimento especializado e experiência clínica geralmente são obtidos através de treinamento em residência e pós-graduação.

O que fazem os farmacêuticos clínicos?

  1. Avaliam o estado dos problemas de saúde do paciente e determinam se os medicamentos prescritos estão atendendo de forma ideal às necessidades e objetivos de tratamento do paciente.
  2. Avaliam a adequação e eficácia dos medicamentos do paciente.
  3. Reconhecem problemas de saúde não tratados que podem ser melhorados ou resolvidos com terapia medicamentosa apropriada.
  4. Acompanham o progresso do paciente para determinar os efeitos dos medicamentos do paciente em sua saúde.
  5. Consultam os médicos do paciente e outros profissionais de saúde para selecionar a terapia medicamentosa que melhor atenda às necessidades do paciente e contribua efetivamente para os objetivos gerais da terapia.
  6. Aconselham o paciente sobre a melhor forma de tomar seus medicamentos.
  7. Apoiam os esforços da equipe de saúde para educar o paciente sobre outras etapas importantes para melhorar ou manter a saúde, como exercícios, dieta e medidas preventivas como a imunização.
  8. Encaminham o paciente a seu médico ou outros profissionais de saúde para tratar de questões específicas de saúde, bem-estar ou serviços sociais conforme surgirem.
  9. Fornecem um processo consistente de atendimento ao paciente que garante a adequação, eficácia e segurança do uso de medicamentos pelo paciente.
  10. Consultam os médicos do paciente e outros profissionais de saúde para desenvolver e implementar um plano de medicação que possa atender às metas gerais de atendimento ao paciente estabelecido pela equipe de saúde.
  11. Aplicam conhecimento especializado do uso científico e clínico de medicamentos, incluindo ação, dosagem, efeitos adversos e interações medicamentosas, na realização de suas atividades de atendimento ao paciente em colaboração com outros membros da equipe de saúde.
  12. Usam sua experiência clínica para solucionar problemas de saúde por meio do uso racional de medicamentos.
  13. Confiam em suas relações profissionais com os pacientes para adaptar seus conselhos para melhor atender às necessidades e desejos individuais dos pacientes.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: American College of Clinical Pharmacy

 



Deixe um comentário