O que é Gerenciamento de Projetos em Organizações de Saúde?

O que é Gerenciamento de Projetos em Organizações de Saúde?

Melhoria da qualidade significa passar de um determinado nível de desempenho para um nível mais alto de performance.

Fazer essa mudança em um ambiente complexo, como uma unidade assistencial, geralmente demanda um grau sofisticado de coordenação de esforços; requer um gerenciamento de projeto eficaz.

No entanto, poucos profissionais de saúde possuem treinamento formal ou experiência em gerenciamento de projetos, o que pode diminuir a probabilidade de sucesso de um projeto.

Leia também: Eu, profissional de saúde, preciso saber como gerenciar projetos?

O Project Management Institute define um projeto como “uma atividade de grupo temporária projetada para produzir um produto, serviço ou resultado único”. Seguem abaixo alguns conceitos importantes para auxiliar no entendimento do conceito de Projeto:

  • Temporário – tem início e fim definidos, utiliza recursos organizacionais limitados.
  • Único – não faz parte das operações contínuas de uma organização, mas é projetado para atingir objetivos específicos.
  • Multidisciplinar – geralmente reúne pessoas com conhecimentos e habilidades complementares, que não trabalham juntas ou já fazem parte do mesmo time, mas podem ter uma forma de interação diferente durante este projeto
  • Uso de técnicas eficazes de gerenciamento para ajudar a garantir a conclusão dos seus objetivos.
  • Projetos de implementação – as mudanças necessárias nos sistemas e processos são amplamente conhecidas com antecedência e o principal desafio é definir as tarefas e coordenar as atividades necessárias para uma implementação bem-sucedida.
  • Projetos de melhoria – o nível de desempenho atual é conhecido e um nível de desempenho desejado é especificado, mas as mudanças que serão necessárias não são conhecidas com certeza e antecedência.

Para ter sucesso na condução de um projeto de melhoria é muito importante:

  1. Disponibilidade para adquirir novos conhecimentos – explorar quais mudanças organizacionais trarão a melhoria desejada;
  2. Os membros da equipe e as partes interessadas devem manter a mente aberta em relação às mudanças organizacionais que melhor atenderão aos objetivos do projeto;
  3. Reconhecer que a incerteza da probabilidade de sucesso geralmente é maior para projetos de melhoria do que para projetos de implementação.
  4. A equipe de melhoria recebe dispensa especial dos gerentes para fazer mudanças em uma área focada do departamento enquanto a equipe define os objetivos do projeto, entende os problemas do processo e cria, testa e implementa soluções.
  5. Quando o projeto de melhoria for concluído, a equipe de melhoria deve devolver o processo com sucesso à equipe de gerenciamento – mesmo que as equipes de melhoria e de gerenciamento sejam compostas pelas mesmas pessoas.

Projetos têm um ciclo de vida, com fases distintas, embora a forma como essas fases são executadas possa variar de projeto para projeto.

Se você deseja ser um Expert em Gerenciamento de Projetos Aplicado à Saúde, clique aqui e confira os detalhes da formação mais completa do mercado, o Masterlabs, que ocorrerá em 31 de março de 2022.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: David B. Larson and L. Jake Mickelsen. Project Management for Quality Improvement In Radiology. American Journal of Roentgenology. Volume 205, Issue 5.



Deixe uma resposta