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O que acontece durante uma avaliação de Acreditação?

Uma avaliação de acreditação envolve uma visita in loco por pessoas (avaliadores) independentes do serviço de saúde. Eles procuram evidências de os Padrões e Requisitos foram implementados.

Durante uma avaliação de acreditação, os avaliadores usam um método bem definido de revisão de cada processo de segurança e qualidade descrito na Metodologia escolhida (exemplo? ONA – Organização Nacional de Acreditação, ACSA International etc.).

Os avaliadores examinam as evidências do desempenho real, revisando dados, documentação e registros de desempenho do hospital / organização de saúde, observando a prática clínica, inspecionando recursos, testando cenários de alto risco e entrevistando a força de trabalho, pacientes e consumidores.

Os avaliadores classificam as ações dos Padrões e Requisitos implementados pelas organizações de serviços de saúde usando uma escala de classificação padronizada de acordo com a metodologia.

Leia também: Como as organizações de saúde se preparam para a Acreditação?

Após a avaliação inicial de acreditação, se uma organização de serviços de saúde tiver ações ‘Não Conformes’ ou com necessidade de melhoria / recomendações, ela pode:

  • Não ser acreditada, dependendo das não conformidades encontradas;
  • Receber um período de tempo para abordar os problemas de segurança e qualidade identificados e implementar estratégias para atender à ação, e ser novamente submetida a uma reavaliação.

As IACs (Instituições Acreditadoras) fornecem às organizações e serviços de saúde um relatório completo sobre o resultado da avaliação de Acreditação.

As organizações de serviços de saúde obtêm a acreditação quando atendem a todos os Requisitos dos Padrões.
Se uma organização de saúde não for Acreditada, ela deve fazer melhorias para cumprir totalmente os Padrões, para que sejam totalmente avaliados novamente.

As organizações / serviços de saúde recebem um certificado ou selo de acreditação que declara que foram avaliadas de acordo com os padrões definidos.

Acreditação em saúde

Os certificados são geralmente exibidos na entrada da frente ou em áreas de espera públicas. O certificado incluirá o nome da organização de serviços de saúde, a data em que a avaliação de acreditação foi realizada e a data de expiração da acreditação.

Como posso estar envolvido no processo de avaliação de acreditação?

Espera-se que as organizações e serviços de saúde envolvam os consumidores e pacientes no projeto e revisão de seus serviços.

Os consumidores da comunidade local também devem ser envolvidos em parceria no planejamento, projeto e avaliação dos cuidados de saúde. Desta forma, os serviços podem ser melhorados.

Se você é um consumidor, você pode ser envolvido por:

  • Entrar em contato com sua organização de serviços de saúde para obter informações sobre como ser um representante do consumidor
  • Tornar-se membro de um comitê de melhoria de qualidade
  • Fornecer feedback por meio de reclamações ou comentários
  • Falar sobre sua experiência como consumidor da organização de saúde na avaliação

Fonte da imagem: Freepik



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