Na perspectiva do paciente, formulários de consentimento não orientam a tomada de decisão

Um estudo recém publicado teve como objetivo reunir feedback qualitativo sobre as percepções do paciente sobre os formulários de consentimento informado e obter recomendações para melhorar a legibilidade e a utilidade, com a finalidade de aumentar a segurança do paciente e o envolvimento na tomada de decisão compartilhada.

Sessenta entrevistas pessoais foram conduzidas consistindo de:

  • uma avaliação de literacia,
  • um questionário de compreensão para avaliar a retenção de informações importantes e
  • perguntas abertas para determinar as reações, clareza das informações e sugestões para melhorias.

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Embora 68% dos participantes tivessem educação além do ensino médio, muitos ainda perdiam as questões de compreensão e achavam os formulários difíceis de ler.

Sugestões recorrentes provindas dos próprios pacientes incluíram:

  • mudanças de formatação específicas para melhorar a legibilidade,
  • a necessidade de fontes adicionais de informação,
  • atitudes mistas em relação à inclusão de informações de risco e
  • a importância reconhecida das conversas médico-paciente.

Este estudo fornece evidências, da perspectiva do paciente, de que os formulários de consentimento são muito complexos e não conseguem ser compreendidos.

Estudos futuros devem ser conduzidos usando sugestões de pacientes para redesenho de formulários e inclusão de ferramentas educacionais complementares para otimizar a comunicação e segurança para alcançar uma tomada de decisão de cuidados de saúde mais informada

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: Shoemaker-Hunt, Sarah PhD, PharmD∗; Hall, Kendall MD, MS†; Hoffman, Lynn MPH, MA∗ Advancing Patient Safety: Reviews From the Agency for Healthcare Research and Quality’s Making Healthcare Safer III Report, Journal of Patient Safety: September 2020 – Volume 16 – Issue 3 – p S1-S2

 



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