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Como a metodologia Lean Healthcare está mudando a saúde?

Para garantir um alto padrão de qualidade em uma Organização de Saúde, o gestor precisa enfrentar desafios e inovar nos processos para conseguir crescer e se manter nesse mercado de alta complexidade.

O Lean Healthcare tem contribuído muito na otimização da gestão e redução de perdas por meio de melhorias contínuas.

Esta metodologia baseia-se em compreender o fluxo de valor da Instituição e transformar a sua cultura aperfeiçoando o processo de gerenciamento e eliminação de desperdícios, aumentando assim a produtividade.

Leia também: Metodologia Lean em Saúde – Corte os “Oito Desperdícios”

É muito comum identificarmos alguns problemas que podem ser resolvidos com esta abordagem como:

  • altos níveis de estoque;
  • utilização de itens com a data de validade mais recente ao invés da mais antiga, gerando vencimento de produtos;
  • falta de materiais e medicamentos que podem gerar compras emergenciais com custos extras.

O método vem se consolidando em vários setores da Indústria, porém ainda tem muito a agregar na área da saúde.

Tudo isso pode ser feito com o apoio de tecnologias para controle e automação de procedimentos, técnicas de gerenciamento de estoque e fluxo de atendimento ao paciente, porém também é possível implementar esta abordagem mesmo sem estes recursos tecnológicos.

Com a aplicação do Lean Healthcare, gestores e profissionais da saúde terão soluções estratégicas para gerar melhorias e inovar com qualidade.

Alguns impactos positivos que a Organização pode obter:

  • Aumento da produtividade;
  • Padronização do Trabalho;
  • Redução do tempo de espera no atendimento e assistência;
  • Redução das taxas de mortalidade, readmissão hospitalar, infecções hospitalares, erros médicos.

Para tanto, a equipe deve ter uma participação ativa nos processos e promover uma visão crítica para soluções de adversidades considerando as seguintes etapas:

  • Identificar os problemas em cada departamento;
  • Analisar todo o processo que envolve o problema;
  • Traçar estratégias de melhorias juntamente com a equipe;
  • Definir metas;
  • Avaliar e mensurar os resultados.

A otimização do tempo e eliminação de gargalos e desperdícios dentro da Instituição de Saúde propicia atender um maior número de pacientes com menor custo, aumentando os ganhos financeiros da organização.

Para conhecer mais sobre essa metodologia clique aqui e confira mais detalhes sobre o curso Lean Healthcare: Aumentando a eficiência nos processos de saúde.

Fonte da imagem: Freepik



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