Metodologia Lean em Saúde – Corte os “Oito Desperdícios”

Lean Healthcare é a aplicação de ideias “enxutas” em saúde para minimizar o desperdício com a melhoria contínua do processo, e consequentemente melhorando a satisfação do paciente, os resultados do atendimento, reduzindo custos.

 

Baseia-se na aplicação de ideias “enxutas” em instalações de saúde para minimizar o desperdício em cada processo, procedimento e tarefa por meio de um sistema contínuo de melhoria. Usando os princípios enxutos, todos os membros da organização, desde médicos até equipes de operações e administração, se esforçam continuamente para identificar áreas de desperdício e eliminar qualquer coisa que não agregue valor para os pacientes.

 

Gestores do setor de saúde têm aplicado os Princípios da Filosofia Lean para ajudar a controlar os custos e agregar valor aos pacientes. Porque eliminar o desperdício em todos os níveis de uma organização é fundamental para os princípios enxutos. Uma vez que o “pensamento enxuto” requer a adesão de cada membro da equipe de uma organização para ter sucesso, ele se torna profundamente enraizado na cultura, resultando em inovação em todos os níveis . Ao implementar o sistema de saúde enxuto, as organizações também estão melhorando a satisfação do paciente, à medida que as decisões e os processos se tornam cada vez mais focados no paciente.

 

Organizações que estão instituindo princípios enxutos na área de saúde, como Virginia Mason, afirmam que Lean é a melhor abordagem geral para melhoria na área de saúde porque valoriza todos os membros da equipe de atendimento ao paciente e pode ser implementado por qualquer pessoa. Ao contrário do Six Sigma, o Lean não requer métodos estatísticos avançados, treinamento caro ou plataformas e sistemas caros. Mais importante, os valores enxutos podem ser aplicados de forma incremental em uma jornada contínua em direção à saúde baseada em valores. Cada episódio de cuidado e cada interação com o paciente representam oportunidades para cultivar valor e cortar desperdícios.

 

Metodologia Lean em Saúde – Corte os “Oito Desperdícios”

Taiichi Ohno, da Toyota, o criador dos princípios enxutos, descreveu sete áreas de desperdício que ocorrem em todos os setores. (A Toyota posteriormente identificou o oitavo desperdício.) Pode parecer contra-intuitivo aplicar o que funcionou na manufatura em um ambiente hospitalar, mas ao implementar o lean na área de saúde e revisar os processos e sistemas através das lentes dos oito resíduos, as organizações podem:

 

  • Reduzir o tempo de espera / ociosidade
  • Minimizar estoques
  • Erradicar os defeitos para melhorar a qualidade do atendimento e aumentar o reembolso
  • Transporte – diminuir o movimento de pacientes, suprimentos e equipamentos para melhorar o transporte do fluxo do paciente
  • Evitar lesões e economizar tempo reduzindo o movimento
  • Maximizar os recursos minimizando a superprodução de cuidados de saúde
  • Remover os resíduos do processamento excessivo
  • Entender como o desperdício de saúde leva a potencial humano inexplorado

 

Fonte da imagem: Freepik
Fonte do artigo: What Is Lean Healthcare?. April 27, 2018.



Deixe um comentário