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Design Thinking para melhoria do aleitamento materno na UTI neonatal

As ferramentas DESIGN THINKING e MELHORIA DA QUALIDADE foram usadas juntas para melhorar o apoio à amamentação para mães em uma UTI Neonatal em um importante sistema de saúde dos EUA.

Médicos da UTI neonatal receberam feedback que algumas mães estavam insatisfeitas por não cumprirem as principais metas de amamentação após a alta. Esse feedback foi surpreendente porque as mães da UTIN eram rotineiramente apoiadas no bombeamento de leite materno para maximizar o consumo exclusivo de leite materno pelos bebês nos primeiros meses de vida, uma prática amplamente recomendada e um processo que aparentemente estava funcionando bem.

Uma equipe interdisciplinar incluindo um profissional de DESIGN THINKING foi convocada para entender melhor o desempenho atual do sistema usando uma abordagem de ‘MELHORIA DA QUALIDADE centrado no ser humano’ combinando métodos de MELHORIA DA QUALIDADE e DESIGN THINKING.

A equipe iniciou a aplicação do Design Thinking com uma estrutura de DD ‘divergindo’ para entender o problema e gerar insights. A equipe realizou entrevistas de design centrado no ser humano com mães, cuidadores e provedores de UTIN, preencheu mapas de empatia e jornadas de usuários e criou um mapa de processo e um diagrama de espinha de peixe para entender o fluxo de trabalho clínico. As ferramentas de DESIGN THINKING rapidamente revelaram como o lado humano desse processo estava levando ao fracasso. Nas entrevistas de projeto, as mães queriam, predominantemente, estabelecer a alimentação no peito o mais cedo possível, mas muitas vezes isso era iniciado muito mais tarde do que o desejado.

Leia também: Satisfação do Paciente com o Design Thinking

A percepção humana chave foi que as definições de ‘sucesso’ do provedor e das mães diferiam, levando ao fracasso do processo. Os médicos da UTIN sentiram que o sistema atual estava funcionando bem se os bebês estivessem recebendo leite materno, mesmo que bombeado, de acordo com as diretrizes atuais.

Em contrapartida, as mães expressaram uma necessidade não atendida de vínculo com seu bebê por meio da amamentação no peito e se sentiram decepcionadas quando não foram apoiadas nessa experiência mais cedo na UTIN, um achado de importância clínica adicional, pois as mães que não amamentam via mamas estão em maior risco de descontinuar a prática ideal de aleitamento materno exclusivo. A equipe posteriormente ‘convergiu’ em uma definição de problema compartilhada e elaborou uma declaração de desafio de design e uma declaração de objetivo de MELHORIA DA QUALIDADE: ‘Como podemos apoiar melhor a experiência de amamentação de uma mãe na UTIN?’ mama entre primíparas na UTIN de 33% para 50% dentro de 6 meses do início do projeto ‘.

A equipe divergiu novamente ao realizar várias sessões de ideação baseadas em design com pacientes, provedores e funcionários para gerar soluções, eventualmente convergindo para a ideia de criar uma equipe de enfermeiras da UTIN com tempo dedicado para auxiliar as mães na amamentação a cada turno. A equipe criou medidas de processo, resultado e balanceamento para acompanhar o progresso e, ao longo de 6 meses, conduziu seis ciclos de PDSA envolvendo várias iterações de protótipos. O feedback de pacientes e provedores foi capturado usando uma abordagem de ‘Perguntas Poderosas’, uma ferramenta de design estruturada usando perguntas padronizadas para entender a aceitabilidade de uma nova inovação e orientar o refinamento do protótipo. Ao longo da fase de testes, a equipe observou um aumento estatisticamente significativo nas taxas de amamentação usando um gráfico de controle de processo estatístico.

Rumo a uma nova era de MELHORIA DA QUALIDADE centrada no ser humano

Os métodos de design podem ser aplicados sistematicamente juntamente com o trabalho de MELHORIA DA QUALIDADE existente, e os profissionais de MELHORIA DA QUALIDADE podem se beneficiar muito com a incorporação de métodos de DESIGN THINKING. Embora MELHORIA DA QUALIDADE e DESIGN THINKING tenham crescido em paralelo e ambos tenham tido enorme impacto, apenas um foi adotado com entusiasmo na área da saúde. Não somos os primeiros a sugerir que o DESIGN THINKING e outros métodos ‘centrados na pessoa’, como a cocriação, sejam usados na melhoria da saúde, novas inovações versus melhoria dos processos existentes.

Os primeiros a adotar como Kaiser Permanente e a Clínica Mayo já integraram a DESIGN THINKING em grandes projetos. No entanto, o conhecimento de como realmente usar a DESIGN THINKING para melhorar os sistemas de saúde é limitado, apesar do sucesso da DESIGN THINKING em outros setores, um estado semelhante ao MELHORIA DA QUALIDADE em seus primeiros dias de adoção.

Embora as organizações possam estar preocupadas com os encargos e desafios de implementar e dimensionar uma nova metodologia, os recursos e o treinamento de DESIGN THINKING estão amplamente disponíveis, e as organizações podem aproveitar a experiência dos primeiros adotantes da assistência médica e outros setores para saber como o DESIGN THINKING foi implantado em grandes organizações. Os métodos de DESIGN THINKING são conceitualmente fáceis de entender e podem ser aprendidos rapidamente, especialmente por aqueles com experiência anterior em melhoria de sistemas. Muitas organizações já treinam funcionários em MELHORIA DA QUALIDADE, e os currículos de DESIGN THINKING podem ser integrados às infraestruturas de treinamento existentes.

Ao usar o design para criar uma nova era de MELHORIA DA QUALIDADE centrada no ser humano, podemos aproveitar um método poderoso de melhoria, aprofundando nossa compreensão das necessidades humanas, acelerando os esforços de mudança e imbuindo novo significado e alegria no trabalho, trazendo as pessoas de volta ao centro de atendimento.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: Crowe B, Gaulton JS, Minor N, et al. To improve quality, leverage design. BMJ Quality & Safety 2022;31:70-74



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