[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição Clínica) disponibiliza o Manual de Sistematização do Cuidado de Nutrição, cujo objetivo principal é a Sistematização do Cuidado de Nutrição (SICNUT). Visa oferecer direção ao nutricionista para que esse profissional possa sistematizar seu trabalho e priorizar o paciente/cliente que mais necessita de atenção dietética, padronizando ações e otimizando recursos.
 
NUTRICIONISTA
 
Didaticamente, o plano do cuidado de nutrição foi dividido em oito etapas entrelaçadas, em que as duas últimas (gestão e comunicação) são transversais a todas as demais. O material busca destacar desafios e limitações próprios de cada etapa no intuito de que a atenção integral à saúde se torne realidade.
De acordo com a Resolução do Conselho Federal de Nutricionistas (CFN) nº 380, de dezembro de 2005, no âmbito hospitalar, o nutricionista deve desenvolver ações como:
■ definir, planejar, organizar, supervisionar e avaliar as atividades de assistência nutricional aos pacientes/clientes, segundo níveis de atendimento de nutrição;
■ elaborar os diagnósticos de nutrição com base nos dados clínicos, bioquímicos, antropométricos e dietéticos;
■ elaborar a prescrição dietética com base nas diretrizes do diagnóstico de nutrição;
■ registrar, em prontuário do cliente/paciente, a prescrição dietética e a evolução nutricional de acordo com protocolos preestabelecidos pelo serviço e aprovados pela instituição.
 
Este Manual Orientativo de Sistematização do Cuidado de Nutrição (SICNUT) versa sobre a triagem de risco nutricional, os níveis de assistência de nutrição, a avaliação do estado nutricional, os diagnósticos de nutrição, a intervenção nutricional, o acompanhamento, a gestão e a comunicação.
 
PARA FAZER O DOWNLOAD DO MANUAL, CLIQUE AQUI!
 
FONTE: ASBRAN (ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NUTRIÇÃO)