[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Integralidade do Cuidado é tema do Prêmio APS Forte no SUS, participe!

São muitos os desafios da saúde pública e, com a pandemia de covid-19, a assistência de qualidade só foi possível com compromisso, organização e protagonismo de gestores e profissionais de saúde, começando por quem faz parte da Atenção Primária (APS), a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS).

As evidências apontam que um sistema de saúde orientado pela APS é mais justo e custo-efetivo. Portanto, fortalecer a APS deve ser parte de uma agenda estratégica para a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS), entendido como sistema baseado no direito de todas e todos à saúde, portanto universal, integral e sem barreiras financeiras ao acesso.

Para valorizar o trabalho dessas equipes, o Ministério da Saúde lançou a edição 2021 do APS Forte no SUS, iniciativa que busca reconhecer as melhores experiências da assistência feita na APS em todo o País.

Leia também: Você sabe o que é Linha de Cuidado?

Reconhecemos que a APS precisa se reinventar para continuar sendo a porta de entrada do sistema de saúde, responder às demandas da emergência e manter o atendimento e os serviços essenciais de saúde. Tal tarefa só é possível com compromisso, organização e protagonismo de gestores e profissionais.

Dados os relatos dos gestores e trabalhadores, o objetivo é promover a troca de conhecimento e usar os melhores exemplos como subsídio para a melhoria das políticas desenvolvidas no âmbito federal. Poderão se inscrever profissionais individuais do SUS, equipes de Saúde da Família, coordenações de Atenção Básica/Primária ou Promoção da Saúde regionais ou municipais, Secretarias Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Saúde, além de entidades filantrópicas, instituições de ensino ou organizações sociais que trabalham em parceria com o SUS.

Os depoimentos / relatos deverão ser enviados ‘on-line’, no portal APS Redes, até 1° de dezembro de 2021.
Será permitida uma experiência por autor(a) com os seguintes campos preenchidos: linha temática; local da experiência; data de início da experiência; título do relato; autor(a); contextualização; objetivo; histórico da experiência, resultados; considerações finais; coautores (até dois); e integrantes da equipe (se houver). Esses depoimentos poderão ser atualizados após a inscrição, durante o processo de curadoria.

As inscrições deverão ser feitas na plataforma desenvolvida pelo Ministério da Saúde:

A iniciativa é organizada pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS), e conta com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Ministério da Saúde



Deixe um comentário