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A Acreditação é uma certificação de qualidade em que são avaliados diversos tópicos que abrangem o serviço de saúde, os colaboradores e os pacientes. Esse documento permite um reconhecimento nacional ou internacional dos atributos oferecidos pela instituição. Dessa maneira, a organização se destaca no mercado e melhora os resultados internos.

 

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A Acreditação implica em uma aprendizagem voluntária, periódica e reservada visando sempre melhorar a qualidade do serviço prestado, trazendo benefícios tanto para os pacientes como para a instituição acreditada. Por essa razão, o IBES oferece dois processos de certificação.

A – O Processo de Acreditação ONA – Organização Nacional de Acreditação. Conheça as fases desta metodologia que segue os requisitos definidos pelo Sistema Brasileiro de Acreditação:

 

  1. Diagnóstico Organizacional: avaliação das instituições, sem finalidade de certificação, para identificar fragilidades a fim de que estas possam ser melhorados para a visita de Acreditação.
  2. Certificação: avaliação para a Acreditação – classificando a instituição ou serviço em: Não Acreditado, Acreditado (nível 1), Acreditado Pleno (nível 2) ou Acreditado com Excelência (nível 3).
  3. Manutenção da Certificação: esse controle é feito nas visitas de manutenção obrigatórias ou nas visitas de manutenção extraordinárias.

 

 

Leia mais em:7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente

 

B – O Processo de Acreditação ACSA. Saiba das fases desta avaliação:

 

  1. Solicitação de Certificação: com o pedido, a ACSA e o IBES definem a equipe que fará a visita, bem como o Gestor de Projetos que ficará responsável pela orientação da organização ao longo de todo o processo.
  2. Auto-avaliação: colaboradores preenchem a auto-avaliação em um sistema de gestão,  refletindo como anda o serviço e a assistênccia prestada em relação aos requisitos do Manual ACSA – seja de forma positiva ou negativa.
  3. Visita de avaliação: a equipe ACSA estuda as respostas das auto-avaliações assim como visita à instituição para avaliar os pontos preparando um relatório de status e melhoria, assim como destacando práticas positivas.
  4. Acompanhamento: visitas de avaliação para garantir a continuidade da melhoria na qualidade

 

Leia mais em: Conheça os diferenciais da Acreditação pela ACSA

 

As instituições acreditadas detém esses benefícios:

  • Podem se avaliar de acordo com o mercado – comparando-se com instituições nacionais e internacionais.
  • A partir da avaliação de todas os requisitos que abrangem uma instituição, elas podem criar soluções para os problemas mais aparentes.
  • Com os dados coletados, também é possível monitorar se as soluções em prática estão atingindo seus objetivos.
  • Aumento da credibilidade dos colaboradores e serviços prestados.
  • Aumento da procura de pacientes pela organização.
  • Melhores resultados.
  • Melhora do relacionamento interno.
  • Melhoria contínua interligada ao feedback da instituição acreditadora, pacientes e colaboradores.

Dessa forma, a Acreditação tem conquistado cada vez mais instituições de saúde, as quais têm se unido a nós na missão de melhorar a qualidade da assistência prestada.

Você também quer fazer parte deste movimento? Participe do II Fórum Práticas de Excelência para Segurança do Paciente e saiba mais! O evento ocorrerá nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo

www.foruminternacionalibes.com.br (vagas limitadas)

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O objetivo deste estudo foi avaliar as mudanças na cultura organizacional em organizações de saúde piloto que implementaram um programa de acreditação na Hungria, com foco em aumentar a segurança, eficiência e eficácia dos cuidados e otimizar a sua operação organizacional.

 

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