Processo de Acreditação ONADescrição do Processo de Certificação

Fase 1. Diagnóstico Organizacional
Atividade de avaliação das organizações, serviços e programas da saúde, sem fins de certificação, por meio da aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação específico. Tem como finalidade identificar as fragilidades da organização ou serviço de saúde, frente aos Padrões do Manual da ONA versão 2018, para que a visita de avaliação para Acreditação possa ser programada após a finalização das possíveis não-conformidades evidenciadas. O tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.
É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.
Quem Executa o diagnóstico
Avaliadores habilitados e qualificados (todos com aprovação no Exame da ONA), que compõem a equipe do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde. Especialistas são alocados conforme as especificidades e complexidade da organização de saúde.
É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.
Etapas do Diagnóstico
1) Contatar o IBES (comercial@ibes.med.br).
2) Preencher o Questionário Preliminar disponibilizado pelo IBES, para coleta de dados específicos ao perfil da instituição.
3) Enviar o Questionário Preliminar preenchido, junto número do CNES, Licença Sanitária e número do CNPJ.
4) Aguardar a Proposta Comercial e informar o aceite ao IBES.
5) Recolher a taxa de inscrição para o processo de Diagnóstico Organizacional junto à ONA e a taxa de visita do IBES, antes do processo de avaliação.
É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.
Fase 2. Avaliação e Certificação
É a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse pela avaliação, diretamente ao IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (avaliacao@ibes.med.br).
Tipos de Certificação
É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.
Acreditação
É um processo de certificação do sistema de gestão da qualidade destinado a:
– Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde
– Serviços Odontológicos
Selo de qualificação ONA
É um processo de certificação do sistema de gestão da qualidade destinado aos Serviços para a Saúde:
– Lavanderias (Processamento de Roupas).
– Serviços de Dietoterapia.
– Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais.
– Serviços de Manipulação.
– Serviços de Higienização.
– Serviços de Engenharia Clínica.
– Serviços de Nutrição de Produção e Clínica.
– Serviços de CME – Central de Material Esterilizado.
– Serviços de Manipulação e Atenção Farmacêutica.
Resultados da Avaliação
A avaliação para ACREDITAÇÃO, realizada pela instituição acreditadora (IBES) pode resultar em: Acreditado (Nível 1), Acreditado Pleno (Nível 2) ou Acreditado com Excelência (Nível 3).
A avaliação para CERTIFICAÇÃO, realizada pela instituição acreditadora (IBES) pode conceder um SELO DE QUALIFICAÇÃO.
Etapas da Avaliação e Certificação
1) Contatar o IBES (avaliacao@ibes.med.br).
2) Preencher o Questionário Preliminar disponibilizado pelo IBES, para coleta de dados específicos ao perfil da instituição.
3) Enviar o Questionário Preliminar preenchido, junto número do CNES, Licença Sanitária e número do CNPJ.
4) Aguardar a Proposta Comercial e informar o aceite ao IBES.
5) Recolher a taxa de inscrição para o processo de Certificação junto à ONA e a taxa de visita do IBES, antes do processo de avaliação.
Fase 3. Manutenção da Certificação
Na vigência da validade do certificado, a organização certificada está subordinada a 2 mecanismos de controle para a verificação da manutenção do desempenho obtido na certificação:
– Visita de manutenção ordinárias e obrigatórias.
– Visitas de manutenção extraordinárias.
A organização certificada deve recolher à ONA a taxa de manutenção ONA (www.ona.org.br) e a taxa de manutenção do IBES.
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