Processo de Acreditação ONADescrição do Processo de Certificação

Fase 1. Diagnóstico Organizacional

Atividade de avaliação das organizações, serviços e programas da saúde, sem fins de certificação, por meio da aplicação da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação e do Manual Brasileiro de Acreditação específico. Tem como finalidade identificar as fragilidades da organização ou serviço de saúde, frente aos Padrões do Manual da ONA versão 2018, para que a visita de avaliação para Acreditação possa ser programada após a finalização das possíveis não-conformidades evidenciadas. O tempo entre o Diagnóstico e a Acreditação não é definido, sendo a definição da data uma opção da própria organização de saúde.

É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

Quem Executa o diagnóstico

Avaliadores habilitados e qualificados (todos com aprovação no Exame da ONA), que compõem a equipe do IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde.  Especialistas são alocados conforme as especificidades e complexidade da organização de saúde.

É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

Etapas do Diagnóstico

1)    Contatar o IBES (comercial@ibes.med.br).

2)    Preencher o Questionário Preliminar disponibilizado pelo IBES, para coleta de dados específicos ao perfil da instituição.

3)    Enviar o Questionário Preliminar preenchido, junto número do CNES, Licença Sanitária e número do CNPJ.

4)    Aguardar a Proposta Comercial e informar o aceite ao IBES.

5)    Recolher a taxa de inscrição para o processo de Diagnóstico Organizacional junto à ONA e a taxa de visita do IBES, antes do processo de avaliação.

É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

Fase 2. Avaliação e Certificação

É a organização, serviço ou programa da saúde que manifesta o interesse pela avaliação, diretamente ao IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (avaliacao@ibes.med.br).

Tipos de Certificação

É uma atividade facultativa para a organização, serviço ou programa da saúde, independente do processo de certificação. A organização recebe uma Declaração de Diagnóstico Organizacional emitida pela ONA.

Acreditação

É um processo de certificação do sistema de gestão da qualidade destinado a:

– Organizações Prestadoras de Serviços para a Saúde

– Serviços Odontológicos

Selo de qualificação ONA

É um processo de certificação do sistema de gestão da qualidade destinado aos Serviços para a Saúde:

– Lavanderias (Processamento de Roupas).

– Serviços de Dietoterapia.

– Serviços de Esterilização e Reprocessamento de Materiais.

– Serviços de Manipulação.

– Serviços de Higienização.

– Serviços de Engenharia Clínica.

– Serviços de Nutrição de Produção e Clínica.

– Serviços de CME – Central de Material Esterilizado.

– Serviços de Manipulação e Atenção Farmacêutica.

Resultados da Avaliação

A avaliação para ACREDITAÇÃO, realizada pela instituição acreditadora (IBES) pode resultar em: Acreditado (Nível 1), Acreditado Pleno (Nível 2) ou Acreditado com Excelência (Nível 3).

A avaliação para CERTIFICAÇÃO, realizada pela instituição acreditadora (IBES) pode conceder um SELO DE QUALIFICAÇÃO.

Etapas da Avaliação e Certificação

1) Contatar o IBES (avaliacao@ibes.med.br).

2) Preencher o Questionário Preliminar disponibilizado pelo IBES, para coleta de dados específicos ao perfil da instituição.

3) Enviar o Questionário Preliminar preenchido, junto número do CNES, Licença Sanitária e número do CNPJ.

4) Aguardar a Proposta Comercial e informar o aceite ao IBES.

5) Recolher a taxa de inscrição para o processo de Certificação junto à ONA e a taxa de visita do IBES, antes do processo de avaliação.

Fase 3. Manutenção da Certificação

Na vigência da validade do certificado, a organização certificada está subordinada a 2 mecanismos de controle para a verificação da manutenção do desempenho obtido na certificação:

– Visita de manutenção ordinárias e obrigatórias.

– Visitas de manutenção extraordinárias.

A organização certificada deve recolher à ONA a taxa de manutenção ONA (www.ona.org.br) e a taxa de manutenção do IBES.

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