[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Coordenação-Geral de Sangue e Hemoderivados, do Ministério da Saúde, tem a missão de elaborar políticas que promovam o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica de forma segura e com qualidade, e realiza e desenvolve suas atividades em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. A chegada dos doadores de sangue aos serviços de hemoterapia se configura como etapa essencial para que se possibilite o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica.
 
manual orientação doação voluntária de Sangue
Considerando a preocupação permanente com a excelência no trabalho realizado na rede de hemoterapia nacional e com a importância da disponibilidade de sangue seguro para atender à população brasileira, esta coordenação lança o Manual de Orientações para Promoção da Doação Voluntária de Sangue.
Esta publicação tem por objetivo atualizar os profissionais que atuam no contato com os doadores de sangue e contribuir para uniformizar suas práticas nacionalmente, respeitando as diversidades regionais. O conteúdo aborda as temáticas essenciais para que profissionais dos Setores de Captação de Doadores, assim como demais profissionais em contato com candidatos e doadores de sangue, organizem seus processos de trabalho, compreendam os princípios básicos para a doação de sangue dentro de um serviço de hemoterapia, qualifiquem suas práticas cotidianas e alcancem resultados de forma mais eficiente no planejamento e execução de suas atividades.
Acredita-se que este manual servirá como suporte técnico para o trabalho realizado no cotidiano dos serviços de hemoterapia do país, assim como referência para a reflexão sobre prática profissional.
 
LEIA MAIS:
Nova Portaria redefine o regulamento técnico de procedimentos hemoterápicos
 
ACESSE AQUI, buscando pelo artigo em ordem alfabética: ARTIGOS TÉCNICOS DO IBES
 
FONTE: Manual de Orientações para Promoção da Doação Voluntária de Sangue. MINISTÉRIO DA SAÚDE, Brasília – DF 2015. 1ª edição 1ª reimpressão