[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O envelhecimento populacional é um fenômeno mundial e um processo natural da vida. Assim como nas fases anteriores ao envelhecimento, os indivíduos vão passando por mudanças biopsicossociais específicas a partir dos 60 anos.

Mesmo que a pessoa idosa não tenha problemas de saúde, poderá necessitar de algum apoio para executar tarefas rotineiras do dia a dia, como preparar suas refeições, cuidar da organização e limpeza da residência, cuidar da higiene pessoal, resolver questões financeiras, de mercado, alguém para fazer companhia, entre outras necessidades. Dessa forma, algum familiar poderá ficar de prontidão para esse apoio ou ocorre o revezamento entre familiares e, geralmente, esse papel é assumido pela figura feminina da família.

A situação se complica quando o envelhecimento vem acompanhado de problemas de saúde que comprometem a autonomia e independência da pessoa idosa. Nestes casos, além de necessitar de um cuidador por um determinado período ou por período integral, há os custos com a saúde (ou falta dela) e uma pessoa da família fica à disposição para o cuidado e, infelizmente, acaba se sobrecarregando podendo comprometer sua saúde e o cuidado à pessoa idosa.

Leia também: 7 Dicas de como prevenir o estresse do cuidador familiar

Muitas vezes a família fica na dúvida sobre o momento ideal para contratar um cuidador de idosos ou optam por contratar quando o familiar cuidador está muito sobrecarregado devido as demandas crescentes da pessoa idosa e se essas demandas aumentam de complexidade, como por exemplo: banho no leito, confusão mental, agressividade, curativos.

Quanto mais precoce for contratado um profissional qualificado, mais possibilidade de o cuidador desenvolver atividades junto a pessoa idosa para retardar o declínio funcional, além de fazer companhia e assumir todos os cuidados. A seguir, confira as situações que indicam que chegou a hora de contratar um cuidador de idosos.

  • Higiene pessoal: quando a pessoa idosa passa a usar fraldas, não ter condições de tomar banho sozinha e fazer sua higiene pessoal adequadamente;
  • Depende de terceiros para tarefas simples: vestir-se, alimentar-se, andar, tomar banho;
  • Mobilidade prejudicada: dificuldade para subir e descer escada, sair da cama, andar, quedas recorrentes;
  • Uso inseguro de medicamentos: esquece de tomar medicamentos, faz uso em horário errado ou doses erradas, recusa de tomar medicamentos;
  • Segurança: mora sozinho, histórico de depressão, para dar suporte em caso de urgências;
  • Déficit sensorial (perda auditiva, visual, tátil): essas perdas causam insegurança e medo, a pessoa idosa acaba se isolando e pode desenvolver depressão;
  • Demência: a pessoa idosa com demência demanda muita atenção e cuidado devido comprometimento grave da cognição e humor;
  • Doenças crônicas que causam perda parcial ou total da autonomia e independência: como amputações devido diabetes ou doença vascular, acidente vascular encefálico (derrame), doenças osteoarticular como artrose e artrite, câncer, entre outros.
  • Depende de ajuda para ir em consultas, exames, passeios: muitos idosos têm medo de sair na rua sozinhos, podem ter dificuldades para fazer compras em mercados ou comércios em geral. Muitas vezes deixam de ter uma vida social por não ter companhia, o cuidador pode e deve acompanhar a pessoa idosa em passeios e eventos.

O cuidador pode ser contratado diretamente com o profissional ou por meio de empresas de cuidado domiciliar. A vantagem de contratar por meio de empresa é a supervisão e treinamento do profissional e a desvantagem é o custo mais elevado. Ao negociar diretamente com o cuidador, solicite referências de trabalhos anteriores, certificado de conclusão do curso de cuidador de idosos e um contrato de prestação de serviço.

Fonte da imagem: Freepik

Rivas FMC, Farinha AL, Zamberlan C, et al. Perfil de saúde de idosos em atendimento domiciliar. Research, Society and Development. 2021;10(10):e365101018919



Deixe um comentário