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Como saber se sua organização presta um Cuidado Centrado no Paciente?

O cuidado centrado no paciente dá ao paciente e à sua família a chance de participar no processo de tomada de decisão ao planejar cuidados e tratamento. Também é conhecido como “cuidado centrado na pessoa”. É uma abordagem que está ligada aos direitos de saúde da pessoa.

O cuidado centrado no paciente:

  • É respeitar suas preferências e diversidade individuais.
  • Envolve reconhecer suas necessidades e respeitar seu direito de tomar decisões e escolhas de saúde.
  • Inclui o direito do paciente de comentar, fazer perguntas e fazer reclamações sobre seus cuidados de saúde.
  • Objetiva tratar uma pessoa que recebe cuidados de saúde com dignidade e respeito e envolvê-la em todas as decisões sobre sua saúde.

Quando os profissionais e serviços de saúde oferecem cuidados centrados no paciente, eles colocam o paciente no “centro” de seus cuidados de saúde ao:

  • Tratá-lo com dignidade, respeito e compaixão
  • Comunicar e coordenar seus cuidados entre consultas e diferentes serviços ao longo do tempo, como ao fazer um encaminhamento do seu médico de família para um especialista
  • Compartilhar seus cuidados entre um serviço comunitário de saúde e um hospital
  • Adaptar os cuidados para atender às necessidades e o que o paciente deseja alcançar
  • Apoiar o paciente a entender e aprender sobre sua saúde
  • Ajudar o paciente a encontrar maneiras de melhorar, cuidar de si mesmo e permanecer independente
  • Envolver o paciente em suas decisões de saúde em todos os momentos.

O cuidado centrado no paciente é mais do que apenas como o seu profissional de saúde trata o paciente. É também sobre como os serviços de saúde criam e apoiam políticas para colocar os usuários de saúde no centro dos cuidados.

Todo paciente tem o direito de acessar cuidados de saúde quando precisar. Todo paciente deve esperar que os cuidados prestados pelo seu profissional de saúde sejam seguros e de alta qualidade.

Para fornecer cuidados centrados no paciente, é importante que os profissionais de saúde tenham uma boa compreensão das preferências de cuidados do paciente. Eles devem respeitar essas preferências durante todo o tratamento.

Quando o cuidado é centrado no paciente, o profissional de saúde explica claramente suas opções de tratamento e respeita suas decisões. Eles irão reconhecer o paciente por quem ele é e não irão o discriminar com base no seu histórico, crenças ou preferências.

Leia mais: 8 Princípios do Cuidado Centrado no Paciente, segundo o Institute of Medicine

Uma parte fundamental do cuidado centrado no paciente é o paciente ser envolvido em seus cuidados de saúde. Isso significa que o paciente escolhe ser incluído em todas as tomadas de decisão, planejamento de saúde e definição de metas. Fazer isso pode realmente melhorar sua saúde.

 

O seu profissional de saúde deve fornecer todas as informações de que o paciente necessita para tomar decisões informadas. O paciente deve ter tempo e oportunidades para fazer perguntas e conversar com seus cuidadores, familiares e amigos antes de tomar decisões.

Em situações em que muitos tratamentos são necessários ao mesmo tempo, estar ativamente envolvido em seus cuidados ajudará o paciente e sua equipe de saúde a planejar e priorizar seus tratamentos. Isso ajuda todos a saber e entender o que está acontecendo e por quê.

O paciente também tem o direito de recusar qualquer tratamento com o qual não se sinta confortável, exceto quando não puder dar seu consentimento. Se perder a capacidade de tomar decisões, tem o direito de nomear alguém para tomar decisões médicas por si.

O paciente tem o direito de ser tratado com respeito e dignidade. Isso inclui respeito à sua privacidade e à confidencialidade de suas informações de saúde.

O paciente tem o direito de ser tratado sem discriminação com base em sua idade, gênero, identidade de gênero, orientação sexual, deficiência, situação profissional, formação cultural ou crenças religiosas. Os cuidados de saúde devem ser prestados de forma a respeitar todas as suas crenças, especialmente as relacionadas com opções de tratamento, morte, necessidades alimentares e sexo da pessoa que o trata.

O respeito em um ambiente de saúde também inclui profissionais e serviços de saúde que tentam organizar seus horários de consulta para atender às suas necessidades e estilo de vida.

Boa comunicação com cuidado centrado no paciente

Cuidados de saúde de alta qualidade baseiam-se na comunicação bidirecional aberta e eficaz entre o paciente e seu profissional de saúde. Isso significa entender o que seu profissional de saúde diz e, se o paciente preferir um idioma diferente do português, pode incluir o uso de um intérprete profissional.

O profissional de saúde deve explicar informações sobre os cuidados e condição, incluindo opções de tratamento, prognóstico, possíveis efeitos colaterais e custos. O paciente deve ser capaz de fazer perguntas.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Victoria State Government



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