[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Como reconhecer uma organização de saúde Acreditada?

A acreditação é um processo de avaliação que envolve avaliação por revisores externos qualificados para avaliar a conformidade de uma organização de serviços de saúde com os padrões de segurança e qualidade. Também pode ser entendida como uma forma de auditoria externa contra padrões pré-determinados usando uma mistura de autoavaliação e pesquisas/avaliações externas, que tem sido amplamente adotada por serviços de saúde internacionalmente.

Há também um foco em estratégias de melhoria contínua da qualidade que promovam cuidados de saúde seguros e de alta qualidade. A concessão de acreditação a uma organização de serviços de saúde fornece garantia à comunidade de que a instituição atende aos padrões esperados de segurança e qualidade do paciente.

Na Austrália, nos EUA e diversos países europeus, todos os hospitais públicos e privados, bem como serviços de ambulatoriais, devem ser acreditados. No Brasil, a acreditação ainda e um processo voluntario. Mas que te se tornado um movimento seguido por toda organização de saúde que quer mostrar para a sua comunidade, os seus diferenciais e qualidade / segurança na assistência prestada.

Leia também: Organizações de saúde Acreditadas ONA

Para se tornarem acreditadas, as organizações e serviços de saúde devem passar por uma avaliação de uma agência externa para mostrar que implementaram todos os requisitos dos Padrões da metodologia (exemplo: ONA, ACSA, etc.). As avaliações são conduzidas por agências de credenciamento independentes, chamadas Instituições Acreditadoras (IACs), sendo que o IBES é uma IAC desde 2012.

Quando você, ou alguém de quem você cuida, visita uma organização de saúde, como um hospital ou serviço de procedimentos ambulatoriais, você espera receber cuidados seguros. As organizações de saúde acreditadas demonstraram, por meio de uma revisão independente, que elas implementaram os sistemas de segurança e qualidade necessários para cumprir os padrões da Acreditação e garantir atendimento seguro.

O fato de uma organização de saúde ter sido Acreditada não garante que ninguém jamais experimentará cuidados inseguros, mas garante a segurança e a qualidade dos sistemas que promovem cuidados seguros. Esses sistemas ajudam a garantir que os riscos sejam identificados, eliminados ou gerenciados.

Como as organizações de serviços de saúde se tornam acreditadas?

Para se tornar Acreditada, uma organização de serviços de saúde:

  • Implementa ações nos padrões da metodologia de Acreditação em sua organização
  • Conduz rotineiramente um processo de autoavaliação para determinar se cada uma das ações nos Padrões está sendo atendido
  • Participa de uma avaliação realizada por uma IAC
  • Toma medidas para solucionar deficiências nos casos em que a IAC tenha encontrado ações relacionadas a padrões específicos que não foram atendidos.

Quando uma organização de saúde demonstra que atende a todos os padrões, ela recebe o Certificado e o Selo de Acreditação. Você conseguirá identificar organizações de saúde acreditadas por meio de um certificado de Acreditação que declare que elas foram avaliadas conforme os padrões da metodologia. Os certificados são geralmente pendurados na entrada da frente ou em áreas de espera públicas de uma organização de saúde.

As seguintes informações estão incluídas nos certificados concedidos:

  • Nome da organização de saúde.
  • Identificador exclusivo da instalação.
  • O logo da metodologia que possui os padrões relevantes aos quais a Acreditação se refere (exemplo: ONA ou ACSA International).
  • Data de início e término do ciclo de acreditação.

Fonte da imagem: Freepik



Deixe um comentário