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A segurança do paciente na atenção primária é raramente avaliada do ponto de vista do paciente. Além disso, pacientes e colaboradores enxergam a segurança diferentemente.

Os pacientes costumam considerar tanto problemas sérios de segurança quanto menores incidências de estresse, levando em consideração a continuidade do cuidado ao longo do tempo, enquanto os colaboradores se atentam a questões pontuais na prevenção de incidente e eventos adversos. Pacientes podem relatar erros assistenciais com precisão, mas podem ter prioridades diferentes, priorizando danos psicológicos e emocionais sobre erros técnicos.

Um estudo realizado no Reino Unido (recentemente publicado pelo British Medical Journals) entrevistou 3.975 pacientes britânicos com o objetivo de quantificar e descrever os problemas evitáveis ​​potencialmente prejudiciais percebidos pelo paciente, que ocorrem nos cuidados primários, bem como explorar as diferenças de opinião entre os profissionais e os pacientes em relação ao potencial de dano.

Os resultados mais expressivos foram que:

  • 7 em cada 100 pacientes experienciaram um dano grave evitável durante o último ano;
  • 48 em cada 100 pacientes discutiram suas preocupações sobre o cuidado primário;
  • 30 em cada 100 problemas percebidos pelos pacientes não ocorrem na prática geral;
  • Os pacientes que notaram danos graves evitáveis foram 8 vezes mais propensos a não confiar no cuidado primário – dentre os que discutiram tais problemas (metade dos pacientes), a confiança permaneceu.

 

No estudo, também identificou-se que os seguintes fatores afetam na percepção dos pacientes sobre o cuidado primário:

  • Idade;
  • Etnia;
  • Gênero;
  • Saúde física;
  • Nível educacional;
  • Status profissional.

 

Saiba mais em: 8 características do Cuidado Primário de alta performance

 

Para solucionar e adequar o cuidado às necessidades e vontades do paciente, é necessário integrá-lo no cuidado, escutando suas motivações, entendendo seus contextos, definindo um tratamento em conjunto.

O cuidado primário é a primeira interação entre paciente e instituição e determina, majoritariamente, a percepção do pacientes quanto à sua experiência na organização de saúde. Para garantir que tal experiência seja positiva, a instituição deve:

  • Oferecer maior atenção aos pacientes;
  • Discutir todas as questões  e melhorar a comunicação e, assim, a confiança com  familiares, cuidadores e pacientes.

 

Com algumas medidas simples, o impacto na percepção dos principais usuários sobre o cuidado pode ser aprimorada radicalmente.

 

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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre a relevância da supervisão clínica de profissionais da saúde, na segurança do paciente:

 

Referência:

Susan Jill Stocks; Ailsa Donnelly; Aneez Esmail; etc. Frequency and nature of potentially harmful preventable problems in primary care from the patient’s perspective with clinician review: a population-level survey in Great Britain. British Medical Journals. 2017.



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