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Auditoria Clínica: ferramenta valiosa para aumentar a qualidade do cuidado

A auditoria clínica faz parte do processo de melhoria contínua da qualidade que se concentra em questões ou aspectos específicos dos cuidados de saúde e da prática clínica.

“Auditoria” é uma palavra latina, e o sufixo áudio (‘ouvir’) indica tanto a escuta ativa quanto a ação de investigação e interrogatório do judiciário. Transferido para o vocabulário inglês “audit” assume o significado de “uma inspeção oficial das contas de uma organização, normalmente por um órgão independente”.

O termo é hoje amplamente utilizado em diferentes contextos (econômico, empresarial, etc.) referindo-se a procedimentos que visam garantir que as atividades realizadas para um fim sejam consistentes e eficazes para o alcance dos objetivos.

Leia também: Como escolher um tópico para realizar uma auditoria clínica?

Consiste em medir um resultado clínico ou um processo, em relação a padrões bem definidos estabelecidos nos princípios da medicina baseada em evidências. O objetivo da auditoria clínica é destacar as discrepâncias entre a prática real e o padrão, a fim de identificar as mudanças necessárias para melhorar a qualidade do atendimento.

Uma característica peculiar da auditoria clínica é o “profissionalismo” da iniciativa, expresso por alguns ingredientes típicos:

  • a competência clínica específica dos participantes, e
  • a confidencialidade dos resultados.

Do ponto de vista metodológico, a auditoria clínica consiste em um “circuito de qualidade”: uma vez escolhido um tópico e definido critérios e padrões compartilhados e mensuráveis, a prática é avaliada, principalmente em termos de processo ou resultado, e sugestões de melhoria são desenvolvidas e aplicadas, e então o ciclo pode recomeçar.

A auditoria não deve ser confundida com atividades de coleta de dados (ou seja, benchmarking) ou pesquisa clínica: esta última, de fato, visa definir as características de boas práticas em um terreno desconhecido, enquanto a auditoria compara a prática atual com as bem definidas e padrões estabelecidos. O objetivo final da auditoria clínica é sempre melhorar a assistência prestada ao paciente.

Essa conquista pode ser alcançada por meio de diferentes ações:

(1) Aumentar a cultura de segurança dos profissionais clínicos;
(2) Resolver um problema;
(3) Reduzir a variabilidade da conduta profissional (padronizar); e
(4) Reduzir a distância entre os padrões teóricos e a vida real.

Os elementos-chave para projetar auditorias clínicas valiosas são:

  • escolher o tema,
  • definir um objetivo claro e
  • organizar pessoal e recursos de auditoria.

O primeiro passo que deve ser realizado na concepção de uma auditoria clínica é identificar o tema. O tema da auditoria pode ser vagamente identificado na prática clínica e pode estar relacionado à adequação de um processo de atendimento ou dos resultados. Um tema auditado deve ter características específicas:

  • deve ser de grande importância clínica,
  • de fácil coleta e análise, e
  • fonte de importantes consequências.

O pessoal envolvido na auditoria clínica tem um papel fundamental na definição de entre os problemas clínicos a serem tratados. Ao escolher um tema adequado, vários aspectos devem ser considerados.

Em particular, seria uma boa escolha enfrentar um problema em termos de:

(1) Altos volumes de trabalho;
(2) Custos elevados em termos de saúde e/ou econômicos;
(3) Alto risco;
(4) Alta variabilidade;
(5) Alta complexidade; e
(6) Alta inovação.

Eventos raros, como casos clínicos complexos ou eventos adversos esporádicos podem ser analisados com metodologias tais como Análise de Caso Raiz.

Uma vez selecionado o tema, deve-se definir o objetivo do projeto, para que uma metodologia de auditoria adequada possa ser escolhida e projetada.

O objetivo de um projeto de auditoria clínica pode incluir a implementação de novos processos (por exemplo, protocolos, procedimentos cirúrgicos, etc.) e/ou a melhoria das estratégias atuais.

Além disso, antes de iniciar uma auditoria clínica, as organizações devem declarar claramente os recursos alocados para apoiar o gerenciamento do projeto (coleta de dados, hardware e software necessários) e para o treinamento do corpo clínico, incluindo educação em técnicas de auditoria clínica, facilitação e gerenciamento de dados.

Em relação à equipe do projeto de auditoria, é aconselhável que ela seja customizada para o projeto de auditoria específico, com os membros da equipe fornecendo muitas das habilidades necessárias.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Clinical audit, a valuable tool to improve quality of care: General methodology and applications in nephrology. World J Nephrol 2014 November 6; 3(4): 249-255.



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