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Andragogia: a Teoria da Aprendizagem de Adultos

Conhecer os princípios da ciência da aprendizagem de adultos pode aumentar a eficiência e a qualidade dos treinamentos dados aos profissionais de saúde, cuidadores e pacientes.

Andragogia, em grego, significa liderar o homem em comparação com pedagogia, que em grego significa liderar a criança. O termo pedagogia tem sido usado desde os tempos da Grécia Antiga, enquanto Alexander Kapp, um educador alemão, usou o termo andragogia pela primeira vez em 1833.

Malcolm Shepherd Knowles (1913 – 1997) foi um educador americano conhecido pelo uso do termo Andragogia como sinônimo de educação de adultos. Segundo ele, a andragogia é a arte e a ciência da aprendizagem de adultos. De acordo com Kearsley (2010) a andragogia se refere a qualquer forma de aprendizagem de adultos.

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Knowles fez 4 suposições sobre as características dos alunos adultos (andragogia) que diferem das suposições sobre as crianças (pedagogia). Em 1984, Knowles adicionou a 5.ª suposição. Veja quais são elas:

1) Auto-conceito
À medida que uma pessoa amadurece, seu autoconceito passa de ser uma personalidade dependente para um ser humano autodirigido.

2) Experiência do aluno adulto
À medida que a pessoa amadurece, ela acumula um reservatório crescente de experiência que se torna um recurso crescente de aprendizagem.

3) Prontidão para aprender
À medida que uma pessoa amadurece, sua prontidão para aprender torna-se cada vez mais orientada para as tarefas de desenvolvimento de seus papéis sociais.

4) Orientação para a Aprendizagem
À medida que uma pessoa amadurece, sua perspectiva de tempo muda de uma aplicação adiada de conhecimento para uma aplicação imediata. Como resultado, sua orientação para a aprendizagem muda de centramento no assunto para centralização no problema.

5) Motivação para aprender
À medida que uma pessoa amadurece, a motivação para aprender é interna.

4 princípios de andragogia de Knowles

Em 1984, Knowles sugeriu 4 princípios aplicados à aprendizagem de adultos:

  • Os adultos precisam estar envolvidos no planejamento e avaliação de sua instrução.
  • A experiência (incluindo erros) fornece a base para as atividades de aprendizagem.
  • Os adultos estão mais interessados em aprender assuntos que tenham relevância imediata e impacto em seu trabalho ou vida pessoal.
  • A aprendizagem de adultos é centrada no problema e não no conteúdo.

Knowles fornece um exemplo de aplicação dos princípios da andragogia ao projeto de treinamento de computador pessoal:

  • É necessário explicar as razões pelas quais coisas específicas estão sendo ensinadas (por exemplo, certos comandos, funções, operações, etc.)
  • A instrução deve ser orientada para a tarefa em vez de promover a memorização – as atividades de aprendizagem devem estar no contexto de tarefas comuns a serem realizadas pelos outros.
  • A instrução deve considerar a ampla gama de diferentes origens dos alunos; os materiais e atividades de aprendizagem devem permitir diferentes níveis / tipos de experiência anterior com computadores.
  • Visto que os adultos são autodirigidos, a instrução deve permitir que os alunos descubram coisas e conheçam por si próprios, sem depender das pessoas. No entanto, os alunos devem receber orientação e ajuda quando erros são cometidos.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Knowles, M. (1984). The Adult Learner: A Neglected Species (3rd Ed.). Houston, TX: Gulf Publishing.



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