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Afinal, o que é Framework de Governança Clínica?

O ideal é que a organização formalize e dissemine o framework, envolvendo também pacientes, familiares e terceiros

A Governança Clínica, ou governação nos cuidados de saúde, é referida como “um sistema através do qual as organizações são responsáveis pela melhoria contínua da qualidade dos seus serviços e pela manutenção de elevados padrões de cuidados, criando um ambiente em que a excelência nos cuidados clínicos irá florescer”, de acordo com a conceituação no NHS (Reino Unido).

Envolve sistemas e processos de monitoramento para garantir a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados em toda a organização.

 

Leia mais: Qual a diferença entre a governança clínica e a governança corporativa?

 

Framework de Governança Clínica

Todos os processos, sistemas, fluxos, políticas e diretrizes utilizados por uma organização para garantir a segurança do paciente e a qualidade dos cuidados fazem parte de um Framework, ou estrutura, de Governança Clínica.

O ideal é que a organização formalize, treine as pessoas e dissemine esse framework por toda a organização, envolvendo também pacientes, familiares e terceiros.

Alguns processos são clássicos em Frameworks de Governança Clínica, tais como Auditorias Clínicas e Fluxos de Notificação e Tratamento de Incidentes/Eventos Adversos.

 

 

Auditoria Clínica

A organização deve garantir que as enfermarias, departamentos e serviços prestam cuidados seguros e de alta qualidade. Eles fazem isso por meio de auditorias clínicas, monitorando a segurança, a experiência e a satisfação dos pacientes e da equipe.

Estas auditorias clínicas incluem a inspeção do ambiente da enfermaria, a avaliação da experiência do paciente, os registros em prontuários, as ações de prevenção e controle de infecções e outras métricas.

Os auditores clínicos fornecem feedback em tempo real, compartilham o que aprenderam com os incidentes e desenvolvem, mantêm e monitoram planos de ação após as investigações. Os temas e as conclusões das auditorias podem ser utilizados para a melhoria.

 

Desempenho de qualidade e segurança

A qualidade inclui a eficácia clínica, que é um marcador chave do desempenho operacional. Deve-se utilizar medidas de melhoria de desempenho, tais como indicadores assistenciais, taxas e índices de controle de infecção, marcadores de adesão e indicadores de desfecho de protocolos assistenciais gerenciados das patologias de maior incidência, gravidade ou custo.

 

Protocolos de Segurança do Paciente

A segurança na saúde é assunto de todos. Mesmo com as melhores intenções, as pessoas cometem erros. Melhorar a segurança significa reduzir riscos e minimizar erros para reduzir danos evitáveis.

Algumas prioridades devem ser estabelecidas para a segurança do paciente, as quais incluem:

  • garantir uma boa compreensão da segurança do paciente e do sistema de gerenciamento de incidentes
  • implementar o plano de segurança do paciente
  • trabalhar com a equipe de gerenciamento de risco, assegurando o cumprimento de procedimentos e protocolos,
  • assegurar o uso seguro de Medicamentos e Produtos de Saúde.

 

Fonte da imagem: Envato



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