[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A jornada do paciente para vencer a lesão por pressão pode ser desgastante, mas tem solução

Você sabe o que são lesões por pressão (LPP)?

Sabia que Lesão por pressão é o terceiro tipo de evento mais frequentemente em pacientes internados no Brasil?
São danos localizados na pele e/ou tecidos subjacentes, ocorrendo geralmente sobre uma proeminência óssea, resultante de pressão isolada ou combinada com forças de cisalhamento e/ ou fricção.

Os riscos de surgimento de uma LPP aumentam quando existem fatores predisponentes intrínsecos da pessoa. Além disso, a idade avançada pode favorecer o aparecimento da doença, já que a pele fica mais fina e mais frágil.

As LPP’s podem ocasionar um expressivo aumento da utilização dos cuidados de saúde, o que prolonga o período de internação, podendo como consequência gerar outros problemas de saúde nos pacientes.

Existem algumas estratégias que as organizações de saúde podem implementar para reduzir a incidência de LPP, tais como:

  • Proporcionar atendimento assistencial efetivo e seguro aos pacientes, com foco na implementação de medidas de prevenção e tratamento de LPP.
  • Implementar protocolos assistenciais baseados em evidências científicas.
  • Ter uma sistemática de identificação e avaliação de LPPs adquiridas durante a hospitalização.
  • Padronizar condutas e materiais no âmbito institucional.
  • Definir responsabilidades da enfermagem e da equipe multiprofissional.
  • Gerenciar indicadores de segurança e melhoria da assistência às LPPs. Facilitar a operacionalização da Sistematização da Assistência em Enfermagem.

Leia também: Hospital viValle é o primeiro Hospital da América Latina certificado pelo programa Closer to Zero – Prevenção de Lesão por pressão

Para fortalecer a cultura de segurança institucional, foi criado o único programa de prevenção e tratamento de LPP no Brasil, o Closer to Zero!

Ele é um programa que consiste em uma Certificação em Práticas Clínicas Seguras na Prevenção de Lesão por Pressão e tem como meta, a longo prazo, minimizar sua ocorrência, chegando à incidência muito próxima de zero.

Tem como objetivo contribuir para a redução da incidência de lesão por pressão nas organizações que visam adotar ações preventivas, que possam contribuir para a segurança e bem-estar do paciente.

Criado pela multinacional inglesa Smith+Nephew (S+N) junto ao Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde (IBES), o programa é voltado para atividades de diagnóstico e acreditação de organizações e Programas de Saúde, responsável pela avaliação e emissão da Certificação.

Com o Programa Closer to Zero novas tecnologias são usadas, e contribuem para melhor qualidade de vida dos pacientes e na redução de despesas e credibilidade às instituições certificadas.

Minimize a incidência de lesão por pressão em sua organização, através do fortalecimento de processos e sistemas que visem ações preventivas, de modo a contribuir para a segurança e bem-estar do paciente.

Para um melhor esclarecimento e aprendizagem desse programa, clique aqui e conheça o programa Close To Zero. A melhor maneira de salvar vidas é a prevenção!

Fonte da imagem: Freepik

Fontes bibliográficas: 
https://www.ccih.med.br/anvisa-lanca-nota-tecnica-sobre-lesao-por-pressao/
https://proqualis.net/indicadores/incid%C3%AAncia-de-%C3%BAlcera-por-press%C3%A3o-upp
European Pressure Ulcer Advisory Panel and National Pressure Ulcer Advisory Panel PPPIA.
Prevention and Treatment of Pressure Ulcers: Quick Reference Guide. Clinical Practice. Guideline. 2014. 1-75p



Deixe um comentário