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Uma parte importante dos incidentes/eventos adversos que ocorrem em diversas áreas, como aviação e saúde, são associados a erros humanos e a “cultura da culpa” apenas contribui negativamente para a busca de uma solução.

Dentre os diversos fatores que levam a uma falha, podem ser listados:

  • Contexto institucional
  • Aspectos gerenciais e de liderança
  • Ambiente de trabalho
  • Aspectos da equipe profissional
  • Aspectos individuais
  • Tarefas e serviços da instituição
  • Aspectos do paciente.

 

Devido a complexidade para se analisar um incidente, Charles Vincent (um dos principais estudiosos em segurança do paciente em todo o mundo) elencou 9 etapas a serem seguidas para investigação e tratamento destas ocorrências:

 

  1. Identificar quando um incidente ocorre e garantir que seja notificado formalmente.
  2. Iniciar um processo de investigação: notificar membros da alta direção e da equipe que foram treinados para executar a investigação;
  3. Estabelecer as circunstâncias do evento e decidir qual parte do processo necessita investigação.
  4. Entrevistar a equipe de forma estruturada: estabelecer a cronologia dos eventos ao longo do tempo, conferir a sequência de eventos, e fazer perguntas sobre os problemas de gerenciamento identificados e sobre as razões.
  5. Se surgirem novos problemas de gerenciamento durante a entrevista, adicione-os à lista: faça uma nova entrevista se necessário;
  6. Confrontar as entrevistas e reunir análises múltiplas sobre cada problema identificado: identificar tanto fatores específicos como contribuintes que levaram à ocorrência do incidente.
  7. Compilar notificações de eventos: listar as causas dos problemas de gerenciamento do cuidado e as recomendações para prevenção.
  8. Apresentar as notificações aos profissionais da alta direção conforme as diretrizes da organização.
  9. Implementar as ações que surgiram das notificações e do progresso do monitoramento.

 

Leia mais em: É obrigatório notificar incidentes, queixas técnicas e eventos adversos?

 

A partir desta definição é possível destacar alguns pontos:

  • A análise dos incidentes deve focar menos nos fatores individuais e mais nos organizacionais;
  • O uso de protocolos permite uma investigação sistemática, compreensiva e eficiente;
  • Os protocolos reduzem as chances de explicações simplistas e disseminação da cultura de culpa;
  • É preciso haver treinamento dos profissionais para que o uso do protocolo seja efetivo;
  • A análise de incidentes é um método poderoso para aprender sobre as organizações de saúde;
  • As análises organizacionais levam diretamente a estratégias que melhoram a segurança do paciente.

 

Assim sendo, estabelecer e seguir normas, diretrizes e etapas pré-estabelecidas pode contribuir para o aprimoramento da qualidade do cuidado.

 

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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre recomendações nas ocorrências de eventos adversos:

 

Referência:

Charles Vincent; E Jane Chapman; Sue Prior; etc. How to investigate and analyse clinical incidents: Clinical Risk Unit and Association of Litigation and Risk Management protocol. British Medical Journals. 2000.



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