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É cada vez mais comum, com o volume de trabalho e a cobrança, o sentimento de burnout dos profissionais de saúde. Esta exaustão impacta diretamente no serviço prestado ao paciente e na disposição do colaborador.

Para melhorar o ambiente e o quadro de burnout das equipes, é imprescindível que a organização mostre que se importa com os profissionais e está afim de ajudá-los como puder. Assim, é fundamental que construa:

  • Diálogo aberto e franco sobre a situação de seus colaboradores
  • Espaço para discussão sobre as dificuldades em ser um profissional da saúde
  • Envolvimento da equipe nas discussões – para criar parceria entre os líderes e a equipe

Para avaliar se essas medidas estão funcionando, a instituição deve utilizar métricas avaliando os principais pontos a serem considerados no serviço de saúde. Essa análise precisa incluir questões tanto físicas quanto mentais do profissional e portanto, abordar os seguintes tópicos:

 

  • Realização profissional
  • Satisfação
  • Fadiga
  • Saúde ou estresse emocional
  • Qualidade de vida

 

 

Saiba mais em: “Burnout” e o impacto na Segurança do Paciente

 

Por meio destes resultados já é possível detectar sinais de burnout nos profissionais. Ademais, também é possível ver tais sinais no exercício destes fatores:

 

  • Engajamento
  • Produtividade
  • Segurança
  • Faturamento

 

 

Profissionais estimulados têm melhores desempenhos. Para poder cuidar do paciente, é primeiro necessário que o profissional esteja bem cuidado. E para isso ocorrer, é preciso da ajuda das organizações.

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No QualiTips de hoje Aléxia Costa vai nos explicar de maneira prática, simples e objetiva o que é experiência do paciente. Assista e compartilhe com seus amigos!

 

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Referência:

Mayo Clinic. Executive Leadership and Physician Well-being: Nine Organizational Strategies to Promote Engagement and Reduce Burnout. 2017.