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8 Indicadores para medir o impacto do cuidado de Enfermagem na Experiência do Paciente

Os enfermeiros são uma parte crítica da força de trabalho de saúde e fornecem uma proporção significativa de cuidados. Mas existe uma lacuna reconhecida na base de evidências sobre como medir o impacto do cuidado e suas contribuições para a qualidade da experiência do paciente e da família.

Um estudo se concentrou em um conjunto de 8 indicadores-chave de desempenho (KPIs), desenvolvidos a partir de pesquisas primárias lideradas por uma equipe da Ulster University para refletir os principais aspectos da prática centrada na pessoa. Os KPIs, já testados em vários contextos de prática, estão atualmente a ser implementados e testados através de um estudo internacional na área da pediatria.

Este estudo se propôs a explorar sua utilidade no apoio ao desenvolvimento da prática centrada na pessoa em uma série de serviços prestados a crianças doentes. O estudo envolve enfermarias/hospitais infantis na Austrália (seis locais em três estados) e na Europa (sete locais em quatro países). Sua finalidade é dupla:

  1. Descrever os KPIs centrados na pessoa e como eles se relacionam com a estrutura de enfermagem centrada na pessoa
  2. Descrever como esses KPIs estão sendo testados internacionalmente em serviços para crianças e os benefícios e desafios dessa abordagem internacional

O uso de um conjunto comumente aceito de “indicadores sensíveis à enfermagem” continua a ser promovido na literatura de enfermagem (Maben et al., 2012). Os indicadores comumente usados são frequentemente caracterizados por consequências negativas do cuidado – por exemplo, quedas ou infecção hospitalar.

Há um argumento, no entanto, de que os dados coletados sobre esses resultados fornecem evidências limitadas do valor agregado dos enfermeiros à experiência de cuidado. Griffiths et ai. (2008) sugerem que a experiência do paciente de cuidado compassivo é sem dúvida a melhor medida da contribuição da enfermagem para os resultados.

Leia também: O que é Experiência do Paciente?

Há uma reconhecida ausência na base de evidências de indicadores que medem o impacto mais amplo dos cuidados de enfermagem e obstetrícia e que contribuam para a qualidade da experiência do paciente (Griffiths et al., 2008; Collins, 2014).

Os indicadores-chave de desempenho centrados na pessoa (KPIs), que são o foco do estudo internacional relatado neste artigo, foram desenvolvidos por McCance et al. (2012) e fornecem uma perspectiva diferente sobre a mensuração da contribuição da enfermagem e da obstetrícia, na prática, no nível da organização e no nível da política.

Os KPIs centrados na pessoa

Um conjunto central de oito KPIs com foco na contribuição única da enfermagem para a experiência do paciente foi desenvolvido a partir de pesquisas primárias realizadas por McCance et al. (2012). Os indicadores são um pouco diferentes em sua orientação para a maioria das outras métricas de enfermagem geralmente relatadas na literatura; eles se concentram na experiência do paciente, refletem os fundamentos da prática de enfermagem e obstetrícia e evidenciam aspectos-chave do cuidado centrado na pessoa.

Seis dos KPIs estão agrupados dentro dos processos centrados na pessoa da estrutura domínio, que reflete sua orientação para a prestação de cuidados. As construções dos processos centrados na pessoa que se alinham aos KPIs incluem:

  • Trabalhar com os valores e crenças do paciente
  • Tomada de decisão compartilhada
  • Prestação de cuidados holísticos
  • Engajamento

Foi desenvolvida uma estrutura para medir os KPIs, composta por ferramentas para evidenciar cada um dos oito indicadores. Os métodos de coleta de dados incluíram uma pesquisa, uso de histórias de pacientes, observações da prática, revisão de registros de pacientes e entrevistas com a equipe. Mais pesquisas foram realizadas para testar sua utilidade e a viabilidade da estrutura de medição como uma abordagem para evidenciar a experiência do paciente (McCance et al., 2015).

Os achados revelaram o valor dado às evidências geradas a partir da implementação dos indicadores, destacando seu potencial como mecanismo para ilustrar a experiência do paciente e engajar a equipe na melhoria da prática. Havia também uma forte sensação de que esses KPIs estavam medindo o que importa tanto para os pacientes quanto para os enfermeiros, ao mesmo tempo em que articulavam e demonstravam a contribuição positiva da enfermagem e da obstetrícia.

Os oito principais indicadores de desempenho centrados na pessoa:

  1. Prestação consistente de cuidados de enfermagem contra a necessidade identificada
  2. Confiança no conhecimento e habilidades do enfermeiro
  3. A sensação de segurança do paciente sob os cuidados da enfermeira
  4. O envolvimento do paciente nas decisões tomadas sobre seus cuidados de enfermagem
  5. Tempo gasto pelos enfermeiros com o paciente
  6. Respeito do enfermeiro pela preferência e escolha do paciente
  7. Apoio da enfermeira para que os pacientes cuidem de si mesmos quando apropriado
  8. Compreensão do enfermeiro sobre o que é importante para o paciente

KPIs mapeados para a estrutura de enfermagem centrada na pessoa (adaptado de McCance et al., 2012):

  • Trabalho com as crenças e valores do paciente

KPI 6 Respeito pela preferência e escolha do paciente
(Métodos: histórias de pacientes e pesquisa)
KPI 8 Saber o que é importante para o paciente
(Métodos: histórias de pacientes, pesquisa e revisão de documentação/entrevista com a equipe)

  •  Engajamento

KPI 5 Tempo gasto com o paciente
(Métodos: histórias de pacientes, pesquisa e observações)

  • Tomada de decisão compartilhada

KPI 4 Envolvimento do paciente nas decisões tomadas sobre seus cuidados

(Métodos: histórias de pacientes e pesquisa)

  • Prestação de cuidados holísticos

KPI 1 Prestação consistente de cuidados de enfermagem em relação à necessidade identificada
(Métodos: histórias de pacientes, pesquisa e revisão de documentação/entrevista com a equipe)
KPI 7 Apoio aos pacientes para cuidarem de si mesmos, quando apropriado
(Métodos: histórias de pacientes, pesquisa e observações)

  • Competência profissional

KPI 2 A confiança do paciente nos conhecimentos e habilidades do enfermeiro
(Métodos: histórias de pacientes e pesquisa)

  • Sensação de bem-estar

KPI 3 A sensação de segurança do paciente
(Métodos: histórias de pacientes e pesquisa)

Fonte da imagem: Freepik

Fonte: Tanya McCance* and Val Wilson. Using person-centred key performance indicators to improve paediatric services: an international venture. International Practice Development Journal 5 (Suppl) [8] http://www.fons.org/library/journal.aspx. 2015.



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