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7 Etapas para criar e desdobrar o planejamento estratégico do seu Hospital

Com a pandemia de Covid e a crise econômica mundial, o ambiente para a saúde mudou drasticamente. Considere alguns cenários de saúde que são comuns hoje:

  • O modelo financeiro na saúde mudou e as operadoras têm mais poder de negociação de preços com o aumento do número de segurados.
  • As relações entre médicos e hospitais estão evoluindo, com modelos de pagamento focados no valor em saúde.
  • A tecnologia está melhorando rapidamente. Estamos vendo grandes avanços na tecnologia de medicamentos, equipamentos e softwares, ano após ano.
  • Os sistemas hospitalares estão cada vez mais complexos. Muitos hospitais estão se tornando mais especializados e mais centros de saúde fazem parte de um sistema de saúde maior, seja com fins lucrativos, sem fins lucrativos ou relacionados ao governo.

Com essas mudanças importantes e em constante evolução, é mais importante hoje do que nunca considerar o planejamento estratégico em organizações de assistência médica e hospitalar. Você deve estar ciente sobre onde sua organização está indo como um todo e considerar cuidadosamente onde sua organização está gastando dinheiro enquanto navega nesse ambiente em rápida mudança.

Leia também: Como repensar modelos de planejamento estratégico

Se você tiver um plano estratégico que reflita suas operações com precisão – e puder entender os aspectos de negócios e a estratégia do seu hospital – você terá uma ideia melhor de onde sua organização está funcionando de forma eficaz e onde precisa de melhorias.

O que incluir em seu plano estratégico de saúde de 5 anos:

1. Olhe para um horizonte de cerca de 5 a 10 anos

É fundamental praticar o que muitas vezes é chamado de “planejamento de cenários” ou “criar um futuro previsto”. Para fazer isso, responda às seguintes perguntas com o melhor de seu conhecimento:

  • Que mudanças estão chegando ao setor de saúde nos próximos 5 a 10 anos?
  • Para onde está indo a regulação?
  • Como a prática da medicina está evoluindo?
  • Que tratamentos, pesquisas e operações estarão mudando?

2. Olhe para o seu papel neste futuro

Considerar que tipo de clínica ou hospital de saúde você atua (ou seja, com fins lucrativos, pesquisa, infantil etc.) e determinar como sua estratégia de saúde está sendo afetada pelas mudanças ao seu redor. Por exemplo:

  • Se houver várias novas clínicas de atendimento de urgência chegando à sua área, como você se sairá?
  • Eles serão uma fonte de concorrência ou uma vantagem para receita adicional?

3. Crie seus objetivos.

As duas primeiras etapas ajudaram você a criar o contexto para seu planejamento estratégico de saúde. Agora você precisa de objetivos — ou metas organizacionais de alto nível. Quando você cria um objetivo, ele deve se concentrar no que sua organização está tentando realizar estrategicamente. Portanto, você deve considerar quais são os objetivos do seu hospital e como esses objetivos se relacionam. Você obviamente quer ótimos resultados de saúde, mas:

  • Onde as finanças se encaixam?
  • E quanto à sua equipe, habilidades e tecnologia?

Por exemplo, se você estiver em uma área altamente diversificada e atender a muitas populações diferentes, talvez precise de tradutores ou profissionais de saúde que falem vários idiomas. Isso pode ser um objetivo quando você pensa nas habilidades que sua equipe precisa no futuro. E se você estiver prestando assistência a várias populações diferentes, essas populações podem ter necessidades médicas diferentes. Portanto, como hospital, você precisa estar preparado para os tipos de problemas médicos com os quais pode se deparar com mais frequência e ser capaz de se comunicar efetivamente com os pacientes em questão.

Muitos hospitais e grupos de saúde reúnem seus objetivos em um Balanced Scorecard com um mapa estratégico mostrando como eles se relacionam.

4. Meça seus objetivos.

Agora você precisa pensar em como vai medir suas metas organizacionais de alto nível. Você vai querer considerar o seguinte:

  • Quais medidas são críticas para o seu plano?
  • Que outras coisas você deve medir para regulamentos ou outros requisitos de relatórios?
  • Quanto disso você pode sobrepor?

No planejamento estratégico tradicional, todas as suas medidas estão estreitamente alinhadas aos seus objetivos estratégicos. No espaço da saúde, você descobrirá que reguladores e seguradoras têm seu próprio conjunto de medidas que desejam que você rastreie. Portanto, você precisará pensar em seu sistema de medição como um todo e considerar que algumas de suas medidas estratégicas podem ser as mesmas.

5. Adicione suas iniciativas.

Iniciativas – também chamadas de “projetos”, “planos de ação” ou “atividades” – são programas de ação chave desenvolvidos para atingir seus objetivos. A maioria das organizações terá 1-2 iniciativas em andamento para cada um de seus objetivos.

6. Adicione responsabilidade e prestação de contas ao seu plano estratégico.

Os primeiros cinco passos ajudaram você a construir seu plano estratégico – e embora possa parecer um processo aprofundado, construir o plano é a parte mais fácil. Mas executar seu plano adequadamente e alcançar seus objetivos ao longo de sua diretriz é muito mais difícil. A melhor maneira de garantir que isso aconteça é ter papéis e responsabilidades claros definidos no plano estratégico:

  • Que pessoas interagem com cada objetivo regularmente?

Certificar-se de que os indivíduos tanto do lado administrativo quanto da profissão médica tenham funções e responsabilidades claras ajudará a garantir que você trabalhe em conjunto como uma equipe e tenha um planejamento estratégico de saúde mais eficaz.

7. Desdobre seu plano estratégico.

Para construir credibilidade dentro e fora de sua organização, você precisa mostrar que está vivendo de acordo com o plano estratégico que criou. Aqui estão algumas maneiras de fazer isso:

Tenha um processo para revisar regularmente seu plano e as informações nele contidas. A maioria das organizações procura relatar como se saiu com seu plano estratégico após 3-5 anos, no final do plano. A realidade é que, para aumentar as chances de alcançar seu plano nessa linha do tempo, você deve examiná-lo com mais regularidade durante esse período. A maioria das pessoas faz isso mensalmente ou trimestralmente, discutindo o progresso que estão fazendo e fazendo ajustes ao longo do caminho.

Certifique-se de ter o equilíbrio certo de pessoal médico-assistencial e administrativo em suas reuniões para ter uma discussão informada sobre a estratégia. Se as pessoas certas não estiverem em suas reuniões de planejamento estratégico de saúde de alto nível, as reuniões não serão muito bem-sucedidas.

Implemente um planejamento estratégico completo em 7 semanas, na sua Organização de Saúde, de forma híbrida ou remota e vá além dos resultados mensuráveis. Libere sua consultoria gratuita.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte:  Clear Point Strategy. Hospital Strategic Planning: What Should You Include In Your 5-Year Plan?



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