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7 Etapas para apoiar o mapeamento da jornada do paciente

Após um diagnóstico, os pacientes muitas vezes ficam ansiosos, chocados e assustados

Não há dúvida de que a jornada em direção a uma abordagem centrada no paciente está avançando rapidamente. No entanto, o desafio é fazer a transição do modelo existente centrado na marca para a prestação de serviços que permitam aos pacientes participarem nos seus próprios cuidados de saúde. Aqui estão as sete etapas da jornada do paciente:

 

Pré-diagnóstico: A jornada do paciente começa bem antes do diagnóstico oficial. Nessa fase, os pacientes ficam ansiosos e nervosos ao passarem por diversas rodadas de exames e exames, além de consultarem médicos. Como médico, você pode fornecer conteúdo educacional por meio do site de seu consultório ou de sites populares de terceiros, para ajudar o paciente a obter conhecimento sobre sua doença.

Diagnóstico: Após um diagnóstico oficial, os pacientes muitas vezes ficam ansiosos, chocados e assustados. Na maioria das vezes, eles não têm uma compreensão clara da sua doença e das opções de tratamento. Além disso, os pacientes não sabem como discutir a sua doença e sintomas com o seu médico, família ou amigos. Como pode melhorar a situação? Você pode ajudar o paciente fornecendo guias de discussão online e offline com recursos de suporte adequados. Você também pode incentivar o paciente a começar a interagir com amigos e familiares para buscar apoio emocional.

Obtenção de cobertura de plano de saúde:  Resolver questões de seguro pode ser confuso e frustrante para os pacientes. Há casos em que o tratamento não é coberto, ou o paciente tem seguro insuficiente ou não tem seguro algum. As companhias de seguros podem ajudar os pacientes a obterem a cobertura de seguro adequada para aconselhamento, suporte on-line e suporte de reembolso. Como você pode melhorar isso? Você pode atuar como consultor para oferecer serviços de suporte.

 

Leia também: O que é Experiência do Paciente?

Acesso à terapia: Há casos em que um paciente decide parar de tomar a medicação porque não quer sobrecarregar financeiramente a família. Algumas terapias podem ser muito caras e proibir os pacientes de iniciar ou continuar o tratamento. Como você pode melhorar? Você pode oferecer programas de assistência ao paciente e programas de descontos para pagar parte ou todo o tratamento. Isto pode encorajar os pacientes a iniciar e continuar a jornada do paciente.

Tratamento: Durante o tratamento, a maioria dos pacientes experimenta impactos tremendos em seu estado físico, emocional e financeiro. Torna-se difícil gerir as restrições de tempo, as obrigações familiares, a pressão social e o equilíbrio profissional. Você pode oferecer ferramentas de gerenciamento de doenças, suporte ponto a ponto, serviços de atendimento e suporte de mídia social. Você pode até tentar fazer parceria com fabricantes de produtos farmacêuticos para ajudar os pacientes a se sentirem à vontade com suas doenças e tratamentos.

Adesão: Um dos obstáculos mais comuns na jornada do paciente é a falha no cumprimento das diretrizes de tratamento. Os efeitos secundários inesperados, o mau uso da medicação e a montanha-russa emocional podem fazer com que os pacientes abandonem a terapia, resultando em resultados falhados. Como pode melhorar a situação? Você pode implantar técnicas tradicionais e modernas para fornecer lembretes de medicamentos, instruções de recarga, apoio de enfermagem para administração de medicamentos e aconselhamento emocional. Você pode até tentar fornecer serviços de transporte para pacientes que moram em áreas remotas.

 

Apoio contínuo para uma vida saudável: Manter-se saudável exige que o paciente se comprometa totalmente com um novo estilo de vida, bem como estabeleça relações produtivas com os prestadores de cuidados de saúde. Você pode aproveitar a oportunidade de fazer parceria com os pacientes para desenvolver abordagens inovadoras para mantê-los saudáveis.

O mapeamento da jornada do paciente é um processo estratégico de capturar e comunicar as interações do paciente. Quando realizada corretamente, esta atividade gera conhecimento e consenso em toda a sua prática médica, que são a base para a criação de experiências perfeitas para os pacientes. A experiência é capacitadora tanto para o paciente quanto para o médico, permitindo insights para ajudar a tomar decisões informadas.

 

Ao longo da jornada do paciente, lembre-se destas dicas para ajudá-lo a construir interações frutíferas:

  1. Crie uma persona de paciente: Seus pacientes são, em primeiro lugar, seres humanos e você deve conhecê-los antes de tratá-los. Um pote O paciente essencial vivencia a doença no contexto de uma vida completa – em meio a medos, esperanças, sonhos, filhos para criar e contas para pagar todos os dias. É por isso que ajuda criar uma persona para visualizar a jornada do paciente. Você pode começar com fatores básicos como sexo, idade, etnia e estilo de vida.
  2. Respeite, mas não julgue: todos nós tendemos a julgar pessoas que não são nossos entes queridos ou próximos de nós. É aconselhável confirmar suas suposições. De acordo com a Pew Research, 64% dos americanos com mais de 65 anos usam a Internet. Além disso, embora os millennials possam não se sentir convencidos da ideia de um médico de cuidados primários, os adultos mais velhos estão dispostos a interagir online com profissionais de saúde.
  3. Os cuidadores também são importantes: quase 40 milhões de adultos americanos fornecem apoio necessário e não remunerado a outro adulto. Essas pessoas sentem estresse e preocupação adicionais com seus entes queridos. A influência e a importância de tais cuidadores são frequentemente ignoradas no marketing de saúde. Você deve considerar como pode ajudá-los em sua jornada de cuidado.
  4. Evite jargões técnicos: o maior obstáculo no marketing de saúde é converter informações médicas profissionais em conteúdo útil e envolvente para o paciente. Por exemplo, a literacia em saúde é uma grande preocupação, uma vez que a maioria dos americanos não consegue compreender as instruções dos prestadores de cuidados de saúde. Mesmo a pessoa mais instruída pode ficar confusa ao pesquisar informações sobre saúde online.
  5. Incentive os pacientes a darem o próximo passo: Em cada etapa da jornada, o paciente tem necessidades diferentes. Essas necessidades podem ser tão simples quanto marcar uma consulta ou conectar pacientes com outras pessoas que estejam em um caminho semelhante para compartilhar informações. Você pode querer tornar a próxima etapa a mais clara e direta possível. Você deve vincular histórias de pacientes e oferecer várias maneiras de contatá-lo. A Practice Builders se orgulha de ajudar nossos clientes a aumentarem os resultados e melhorar a experiência do paciente. Promovemos as melhores práticas em inovação em saúde ao longo da jornada do paciente. O resultado são mais leads, aumento de vendas e melhoria contínua.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Practice Builders. A Deep Dive Into Patient Journey, 08/16/2019



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