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3 Etapas para o engajamento de colaboradores nos Programas de Bem-estar (Wellness)

O bem-estar é a capacidade dos indivíduos de lidar com o estresse normal, trabalhar de forma produtiva e atingir seu potencial máximo. Pesquisas mostram que funcionários com boa saúde têm maior probabilidade de apresentar desempenho ideal no local de trabalho.1,2,3 Funcionários saudáveis não apenas têm melhor qualidade de vida, eles também se beneficiam de um menor risco de doenças, enfermidades e lesões, bem como maior produtividade no trabalho e maior probabilidade de contribuir para suas comunidades.

Além de ajudar os funcionários a manter o equilíbrio entre vida profissional e pessoal e melhorar a saúde geral, as organizações estão explorando benefícios adicionais de bem-estar, como reconhecimento, folga remunerada, treinamento de liderança e projetos voluntários comunitários que melhoram o bem-estar e o envolvimento geral no local de trabalho.3

Envolvimento dos funcionários no bem-estar no local de trabalho

O engajamento no programa de bem-estar é mais do que apenas comparecer a um exame de saúde ou outra atividade para receber um incentivo ou evitar uma penalidade financeira. Embora a participação seja necessária para o engajamento, os funcionários precisam estar engajados para participar. Engajamento envolve criar e manter um interesse sincero e envolvimento em viver uma vida saudável – em casa e no trabalho. Os programas de bem-estar no local de trabalho são tão eficazes quanto a proporção de funcionários que estão realmente engajados no programa.

Leia também: Qual a importância da Gestão de Saúde Populacional – GSP?

Embora os líderes e pesquisadores da indústria variem em sua definição de engajamento no programa de bem-estar, o engajamento é comumente visto como o nível de inscrição e participação sustentada em um programa. Isso inclui:

  • Eventos de bem-estar (por exemplo, caminhada, nutrição, programas de resiliência).
  • Serviços (por exemplo, triagem, treinamento em saúde).
  • Recursos (por exemplo, avaliações online, módulos de aprendizagem, programas de treinamento).
    A participação ativa nessas ofertas resulta em funcionários tomando decisões saudáveis (por exemplo, escolher alimentos saudáveis, parar de fumar, fazer exercícios regularmente, controlar o estresse). O engajamento também inclui informações e envolvimento dos funcionários no projeto e execução do programa de bem-estar.

Alcançando o engajamento do programa de bem-estar

De acordo com a Gallup Organization, “as empresas são mais bem-sucedidas na criação de uma cultura de bem-estar quando fornecem aos gerentes as ferramentas certas para uma abordagem holística e multifacetada.”4
As organizações podem desenvolver uma cultura abrangente de saúde e bem-estar para seus funcionários. Eles podem abordar não apenas os fatores de risco à saúde dos indivíduos, mas também os fatores organizacionais, como:

  • Relação com o ambiente de trabalho.
  • Treinamento e liderança.
  • Valores corporativos.

Eles podem adaptar as ofertas do programa para criar valor para os participantes e para a organização. Pesquisas sobre necessidades e interesses, entrevistas e grupos focais são boas maneiras de entender o que é importante para os funcionários. Os empregadores também podem aprender que tipo de recompensa, de garrafas de água a cartões-presente, podem ser bons incentivos para os funcionários participarem de um evento ou responderem a uma pesquisa. Eles também podem obter informações sobre o que pode motivar os funcionários a fazer mudanças para um estilo de vida mais saudável.

A comunicação é a chave para o envolvimento bem-sucedido dos funcionários.5 As organizações podem se beneficiar de grupos focais que fornecem informações sobre os melhores métodos e frequência de comunicação e marketing.6
Aumentar o engajamento do programa requer diferentes estratégias para envolver os funcionários. Considere os seguintes exemplos de maneiras de ajudar os funcionários a participar e manter o envolvimento no bem-estar no local de trabalho, melhorando a saúde geral.5-8

Formas de envolver os funcionários em elementos de um programa abrangente de bem-estar no local de trabalho

Etapa 1: projetar e analisar

Buscar e apoiar a opinião e participação dos funcionários em:

  • Criação de um comitê de bem-estar.
  • Desenvolver uma pesquisa de necessidades e interesses dos funcionários.
  • Utilizar entrevistas e grupos focais.
  • Preenchimento de uma pesquisa de necessidades e interesses dos funcionários.
  • Garantir o apoio da liderança.
  • Desenvolvimento de um plano estratégico de comunicação.
  • Revisão e elaboração de plano de benefícios.
  • Concluir uma avaliação de saúde do local de trabalho.
  • Conduzir uma revisão da política organizacional.
  • Priorizar pessoal, materiais do programa, sistema de dados, reconhecimento e incentivos para desenvolver o orçamento.
  • Identificação de parceiros comunitários em saúde.
  • Identificação de medidas para avaliação de programas.

Passo 2: Implementar

Trabalhe com os funcionários para:

  • Criar um programa acessível a funcionários e familiares — no local, online e por telefone.
  • Oferecer programas de baixo custo e acessíveis aos trabalhadores.
  • Comunique as ofertas do programa por meio de vários canais (por exemplo, e-mail, pôsteres, site, boletins informativos, cartões postais).
  • Crie um ambiente saudável (por exemplo, local de trabalho sem tabaco e políticas saudáveis de reuniões e vendas, trilhas para caminhada, opções de atividade física no local).
  • Ofereça programação em equipe e individual (por exemplo, desafios, sessões de educação).
  • Conecte-se com um treinador de saúde, líder de equipe ou outros.
  • Demonstrar apoio de liderança e incentivo em oportunidades de bem-estar.

Passo 3: Avalie o Sucesso

Trabalhar e apoiar gerentes e líderes seniores para:

  • Comunicar os benefícios do programa e histórias de sucesso.
  • Fornecer reconhecimento a indivíduos e unidades, departamentos e locais específicos.
  • Pesquisar os participantes para obter feedback sobre os programas, incluindo satisfação e sugestões.
  • Gerar relatórios de participação específicos para a unidade, departamentos ou local.
  • Realizar medições e relatórios de impacto completos para incluir mudanças no comportamento de saúde e parâmetros clínicos.
  • Realizar análise completa de custo-benefício (requer 2 a 3 anos de dados).

 

Fonte da imagem: Freepik

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