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05 Dicas para envolver o Paciente na sua própria Segurança

A Segurança do Paciente é um tema que vem sendo desenvolvido sistematicamente pela Anvisa, desde 2004, tendo sido reforçado com a publicação das diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP), em 2013. Seguindo as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) para a Segurança do Paciente, um dos principais eixos definidos para o PNSP consiste no “Envolvimento do Cidadão na sua Segurança”, considerando os pacientes, familiares e acompanhantes como parceiros nos esforços para a prevenção de falhas e danos em serviços de saúde do país.

O paciente deve ser o ponto central da preocupação dos profissionais e da alta direção, com a segurança nos serviços de saúde. Quando é ouvido e convidado a participar ativamente de seu cuidado e tratamento, deixa de ser um mero recebedor passivo de cuidados e pode contribuir com um atendimento mais seguro, ciente de sua responsabilidade como cidadão e consumidor de serviços de saúde.

A parceria entre paciente, familiares e profissionais de saúde pode contribuir para o sucesso do tratamento. Essa abordagem demanda uma mudança de cultura nos serviços de saúde para que os profissionais possam estimular e apoiar uma atitude mais ativa dos usuários destes serviços, considerando os pacientes como parceiros que podem desempenhar um papel responsável por sua saúde e cuidado. Os familiares, acompanhantes e o próprio paciente devem participar de sua assistência:

  1. estando cientes de seus direitos e deveres como usuário dos serviços de saúde;
  2. compreendendo os riscos associados com a assistência;
  3. escolhendo o profissional de saúde devidamente especializado;
  4. prestando informações corretas sobre sua saúde; e uma vez aceito o tratamento,
  5. seguindo as instruções dos profissionais
  6. participando das decisões de assistência e terapêuticas,
  7. notificando à Anvisa, os eventos adversos – EA (incidentes que resultam em danos à saúde) que porventura possam ter ocorrido durante seu atendimento/tratamento em serviços de saúde.

Leia mais: 07 Etapas de Gerenciamento do Protocolo de Tromboembolismo Venoso (TEV)

A notificação de EA ocorridos em estabelecimentos de saúde por pacientes, familiares e acompanhantes ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (SNVS) é voluntária e pode contribuir para o monitoramento das ocorrências destes eventos e acompanhamento de medidas preventivas implementadas pelos serviços de saúde.

Dicas para oferecer ao paciente, seus familiares e acompanhantes as orientações para que possam participar da segurança em serviços de saúde:

  1. Preste atenção no cuidado que está recebendo. Pergunte à equipe de saúde, se tiver dúvidas ou preocupação sobre quaisquer cuidados a serem recebidos. Caso não entenda, pergunte novamente.
  2. Pergunte se há Núcleo de Segurança do Paciente instituído no estabelecimento assistencial de saúde.
  3. Procure o Núcleo de Segurança do Paciente para obter informações sobre a prevenção dos incidentes: erros de identificação; erros de medicamentos; falhas em procedimentos cirúrgicos; queda do paciente; lesão por pressão, falhas na administração de dietas, etc.
  4. Pergunte o que há no Plano de Segurança do Paciente para estimular a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada.
  5. Solicite ao Núcleo de Segurança do Paciente, os últimos relatórios e boletins contendo os resultados da vigilância dos incidentes e as medidas que foram instituídas para corrigir as falhas que eles identificaram, após a investigação realizada.

Fonte da imagem: Freepik
Fonte: Anvisa



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