Farmacêutico, confira a atualização da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS

Acaba de ser publicada a atualização da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS, a antiga Tabela SAI/SUS. OPM é a sigla para Órteses, Próteses e Materiais Especiais. Com a alteração, o código 2234-05 – Farmacêutico, da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), foi vinculado a 49 procedimentos remunerados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A tabela está disponível no SIGTAP – Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS – CLIQUE AQUI .
 
Leia também: RDC aprova a aplicação de vacinas em farmácias
 
A publicação concretiza o anúncio feito pelo Ministério da Saúde, no dia 25 de janeiro, na sede do Conselho Federal de Farmácia (CFF), em Brasília, durante as comemorações pelo Dia do Farmacêutico. Essa era uma reivindicação antiga do Sistema CFF/CRFs, que luta pela maior inserção e valorização do farmacêutico no âmbito da saúde pública. Como medida, o Ministério da Saúde reconhece os farmacêuticos como integrantes da equipe diretamente responsável pelo atendimento aos usuários dos serviços públicos de saúde. Eles passam a compor o grupo de profissionais da saúde responsáveis pela realização de alguns grupos de procedimentos remunerados pelo sistema, que contemplam ações de promoção e prevenção em saúde.
 
Leia também: Cartilha fala sobre o papel do farmacêutico na vigilância sanitária
 
“O papel do farmacêutico no cuidado à saúde foi reforçado e a atualização da tabela representa o reconhecimento, por parte do Ministério, das atribuições clínicas do farmacêutico, regulamentadas pelo conselho. Nós, que já prestamos um grande serviço à saúde pública na gestão da Assistência Farmacêutica, passamos a ser, também, grandes aliados no desenvolvimento de estratégias para melhorar a qualidade do atendimento prestado aos usuários do SUS”, diz Walter da Silva Jorge João, presidente do CFF.
Para fazer o download da Nota Técnica clique aqui

Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ?

No vídeo CEES #213 – Como a Farmácia pode contribuir para o Gerenciamento do uso de Antimicrobianos, a Royal Pharmaceutical Society (Reino Unido) divulgou um relatório sobre a contribuição da Farmácia para a administração de antimicrobianos. O relatório inclui seis recomendações-chave. Acompanhe os comentários de Aléxia Costa.

 
Você é gestor na área da saúde? Então, participe do curso de Leader Coach – Desenvolvimento pessoal e profissional de líderes em saúde. Inscreva-se aqui

 
Fonte: site do Conselho Federal de Fármacia
http://www.cff.org.br/noticia.php?id=4804&titulo=Publicada+a+vincula%C3%A7%C3%A3o+da+CBO+do+farmac%C3%AAutico+%C3%A0+tabela+SUS
 



Deixe uma resposta