Saiba como foi o VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018

O VI Curso de Atualização Técnico-Científica sobre o Manual ONA OPSS Versão 2018 aconteceu hoje em São Paulo, ministrado pelas Diretoras do IBES de Planejamento e Controle, Vivian Giudice, e de Avaliação e Certificação, Vanice Costa!

Abordando a Metodologia de Acreditação ONA, o curso é destinado a todos os profissionais da saúde interessados em aprimorar a qualidade dos serviços da instituição. “A capacitação do colaborador (a fim de compreender a estrutura do Manual) contribui muito para trazer excelência para o cuidado”, comenta a gerente de saúde do Centro de Oncologia Rio Preto, Bruna Caldeira.

Por se tratar de uma atualização, sugere-se que o participante já conheça as diretrizes do Manual ONA 2014. Os principais pontos sobre o Manual 2018 abordados no curso são:

  • Nova classificação.
  • Novo sistema de pontuação.
  • Explicação dos níveis de Acreditação.
  • Explicação sobre o Processo de Acreditação.
  • Mudanças nas seções e subseções (foco principal).

Leia mais em: Quais são as Seções e Subseções do Novo Manual ONA Versão 2018

 

O processo de Acreditação necessita envolvimento de todos os colaboradores para obter bons resultados. Neste contexto, Rossana Sales, avaliadora do IBES, elogia a Metodologia ONA por “enxergar o processo de assistência à saúde de forma ampla, desde a gestão até o Cuidado Centrado no Paciente” e complementa: “Esse aprendizado permite a melhoria da instituição como um todo”.

Rossana, também médica de uma organização Acreditada com Excelência (Clínica Oncohematos), enfatizou a necessidade de esforços para uma melhoria contínua. Visão que Telma Ingrid Borges do Centro de Ultrassonografia e Radiologia Limitada (Cura), gerente da qualidade concorda: “Qualquer instituição, mesmo de nível 3, não pode se acomodar” e diz que a palestra é uma ferramenta objetiva de auxílio, indicando-o para diversos colegas de profissão “Como o Manual possui um enorme valor interpretativo, o curso permite tirar dúvidas e trocar informações”.

Este é um dos intuitos das diretoras do IBES com este encontro, como explica Vivian Giudice: “O objetivo do curso é capacitar os profissionais de saúde que já possuem conhecimento prévio na metodologia ONA, quanto às mudanças na estrutura de mensuração, fundamentos de saúde, seções, subseções e requisitos da acreditação na nova versão do manual 2018”.

Caso você não tenha conseguido participar deste curso, fique atento ao site do ibes para atualizações sobre os cursos presenciais disponíveis em:

http://www.ibes.med.br/cursos-presenciais-abertos/

 

Participe do nosso curso de “Gerenciamento de Riscos e Implantação do Núcleo de Segurança do Paciente”, que ocorrerá nos dias 03 e 04 de setembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/gerenciamento-de-riscos-e-implantacao-do-nucleo-de-seguranca-do-paciente-sao-paulo-sp/

 



Deixe uma resposta