IPQ (Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP) é Acreditado pelo IBES

O IPq foi inaugurado em 1952 sendo considerado um dos mais importantes hospitais psiquiátricos universitários da América Latina. Essa estrutura abrange ambulatórios, centros de reabilitação, psicoterapia, odontologia e uma divisão de neurocirurgia funcional.
Dispõe de 10 unidades de internação especializadas nos diferentes transtornos psiquiátricos, com um total de 120 leitos.  Alem do atendimento a pacientes adultos, possui a única unidade de internação no Brasil especializada em crianças.  Outra área de destaque é o serviço de neurocirurgia funcional, que é referencia no país, contando com 3 salas cirúrgicas, 15 leitos e uma Unidade de Terapia Intensiva. Para alguns pacientes, o IPq oferece programas de treinamento e reinserção no trabalho, que facilitam a sua total reintegração social.
Nos últimos 50 anos passaram pelo IPq cerca de 12.000 alunos de medicina e já foram formados 500 residentes e 250 pós-graduados.
O IPq consagra-se como o centro de pesquisa em psiquiatria mais produtivo da America latina: abriga 3 laboratórios de pesquisa que estão classificados no topo dos mais produtivos dentre os 62 Laboratórios de Investigação Médica do complexo HC.
Possui como pontos fortes:
Equipe SWAT para atendimento às intercorrências clínicas e comportamentais.
Biblioteca acessível aos pacientes psiquiátricos.
Estrutura de Pesquisa básica e clínica.
Ações junto à comunidade para eliminação dos estigmas ligados à saúde mental.
Treinamento do corpo de residentes médicos em caráter multiprofissional.
 
 
 



Deixe uma resposta